Reconhecido como um dos guitarristas mais inovadores e influentes da música, Eddie Van Halen deixou um legado que extrapola os limites da banda que leva seu sobrenome. Dono de uma habilidade técnica revolucionária, o músico falecido em 2020 redefiniu o papel de seu instrumento no rock e inspirou uma geração inteira de novos artistas.
Entre os discípulos de Van Halen está Mike McCready. Em recente entrevista a Howard Stern, com transcrição da Ultimate Guitar, o cofundador do Pearl Jam abordou o impacto do álbum de estreia do grupo, lançado em 1978, em sua formação musical.
Ele disse:
“Para mim, é música de outro planeta. Eu comecei a tocar guitarra aos 12 anos, justamente quando esse álbum (do Van Halen) foi lançado. Então, aquilo realmente não fazia sentido para mim, mas eu achava que era a coisa com o som mais incrível que já tinha ouvido. Pude ver quatro shows deles com David Lee Roth. Stone (Gossard, outro guitarrista do Pearl Jam) e eu falamos sobre Van Halen o tempo todo.”
Mike revelou que cruzou com o ídolo nos corredores do estúdio onde gravava o décimo álbum do Pearl Jam, lançado em 2013. O guitarrista declarou:
“Quando estávamos gravando nosso álbum ‘Lightning Bolt’ em Los Angeles, Califórnia, Eddie por acaso estava no corredor um dia. E eu por acaso estava ouvindo o primeiro álbum a caminho do estúdio. Disse: ‘Eddie Van Halen! Eu sou Mike McCready!’. Sabe, apenas falando sobre minha carreira, porque eu estava muito animado com tudo aquilo.”
Na ocasião, McCready mencionou o álbum “Van Halen” (1978) e foi surpreendido por Eddie, que disse não curtir muito o trabalho. Mais especificamente, o saudoso artista reprovava o som.
“Eu disse: ‘Cara, eu estava ouvindo o primeiro álbum, é incrível’. E ele disse: ‘Ah… eu nunca gostei muito do som daquele álbum’. E eu só pensava: ‘Aquele álbum é incrível! Você é o melhor!’. De qualquer forma, tirei uma foto com ele e essa foi a única vez que o encontrei.”
Sobre o álbum “Van Halen”
Lançado em fevereiro de 1978 pela gravadora Warner Bros, o disco homônimo do Van Halen teve mais de 10 milhões de cópias vendidas só nos Estados Unidos. À época em que foi disponibilizado, atingiu a 19º posição da parada americana.
Alguns de seus destaques incluem “Ain’t Talkin’ ‘bout Love”, “Runnin’ with the Devil”, a versão para “You Really Got Me” (The Kinks) e o instrumental “Eruption”, que revolucionou a forma de se tocar guitarra.
Pearl Jam atualmente
Após o lançamento de “Dark Matter”, décimo segundo álbum do Pearl Jam, em abril de 2024, a banda embarcou em uma turnê promocional que passa pela Europa, América do Norte e Austrália, com datas até o fim de novembro.
O álbum alcançou o Top 10 em 19 paradas nacionais, com destaque para o 2º lugar no Reino Unido e Alemanha, além do 5º lugar na Billboard 200, o principal chart dos Estados Unidos.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.