Não foram muitas as vezes em que Ronnie James Dio elogiou publicamente cantores que não ele próprio e bandas que não o tivessem como vocalista. No entanto, houve uma ocasião em que ele citou não um, mas seus quatro grupos de heavy metal preferidos.
Em setembro de 1986, o Dio levou a turnê “Sacred Heart” para a Austrália. Na que seria a única ida da banda ao país, três shows foram realizados — Sydney (13), Brisbane (14) e Melbourne (16) — e o cantor cumpriu uma agenda promocional que incluiu participação no Sounds, um dos programas de TV mais populares de lá.
Logo no início da conversa (transcrita pelo site), o apresentador Donnie Sutherland pergunta a Ronnie: “Quais são seus três grupos de heavy metal favoritos, sem contar sua própria banda?”. O primeiro citado pelo vocalista arrancou aplausos entusiasmados da plateia.
“AC/DC. Sim, eles são ótimos. Para mim, sempre foi — e não entenda isso de maneira depreciativa — a melhor banda de garagem para mim. Com isso quero dizer uma banda que é realmente crua; apenas pega seus instrumentos e toca, e o faz com um sentimento incrível. Além disso, é bom para mim para poder dizer que somos bons amigos.”
Depois de pensar por mais alguns segundos, ele acrescenta um segundo nome:
“Acho que pelos padrões de sucesso e, novamente, amizade, eu teria que dizer que são os Scorpions.”
Por fim, após o apresentador lhe assegurar de que valem tanto bandas antigas como novas, Ronnie emenda:
“Embora eu não tenha curtido a reunião, não tem como não dar um aceno ao Deep Purple por ser uma ótima banda.”
A reunião à qual o cantor se refere é a da formação do Purple conhecida como MKII, ocorrida em 1984.
A banda de heavy metal definitiva, segundo Dio
Mesmo já tendo citado o que seriam os seus três grupos de heavy metal favoritos, Ronnie inclui mais um na sua resposta; aquele cuja supremacia lhe parecia inatingível e inabalável, não obstante àquela época não existisse mais.
“E, claro, Led Zeppelin para mim sempre foi a banda de heavy metal definitiva. Sempre.”
Assista à entrevista de Ronnie James Dio no Sounds aqui.
Sobre Ronnie James Dio
Nascido em Portsmouth, estado americano de New Hampshire, Ronald James Padavona começou a carreira musical em 1957 com o Vegas Kings. O primeiro trabalho de repercussão foi com o ELF, que chegou a abrir para o Deep Purple.
Após ser notado pelo guitarrista Ritchie Blackmore, integrou o Rainbow em seus primeiros discos. Foi convidado a se retirar quando não concordou com a guinada comercial do grupo.
A seguir, se juntou ao Black Sabbath, substituindo Ozzy Osbourne. Lançou três discos e se reuniu com a banda em 1992 – além de um retorno com o nome Heaven And Hell e mais um álbum.
Em 1983 lançou a banda que usou seu nome artístico. O primeiro trabalho, “Holy Diver”, é o mais vendido de toda sua carreira.
Morreu em 16 de maio de 2010, vitimado por um câncer estomacal.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.
Concordo mto com a opinião, deste que foi um dos maiores vocalistas do HM, Ronnie Janes Dio, mas eu AINDA acrescentaria mais outras três gdes bandas a esta lista; Judas Priest, Iron Maiden e Manowar!!!