Desde abril do ano passado, o Metallica está excursionando com a turnê “M72”, em divulgação ao álbum mais recente, “72 Seasons” (2023). Cada cidade contemplada no itinerário da turnê recebe dois shows, com setlists completamente diferentes – possibilitando que a banda apresente ao vivo o maior número de canções possíveis.
Segundo o site Setlist.fm, até o momento, o quarteto já executou 43 canções nos repertórios. A ideia, nas palavras de James Hetfield, é que duas canções menos conhecidas também sejam incluídas num futuro.
Durante episódio do podcast oficial The Metallica Report, conforme transcrição da Loudwire, o vocalista e guitarrista abordou o assunto após pergunta de um fã. De acordo com o próprio, a banda tem vontade de tocar “The Frayed Ends of Sanity” e “Dyers Eve”, ambas do álbum “…And Justice for All” (1988) e sempre mencionam o assunto, mas acaba sendo difícil encaixá-las no set por serem mais difíceis.
Ele explicou:
“Já tocamos essas duas músicas no passado, elas apareciam de vez em quando. Sinto que a questão é… não sei, como se, [para tocá-las], fosse um teste de talento um com o outro? Como se disséssemos [um para o outro], ‘você consegue tocar essa música?’.”
Na verdade, o desejo do músico é que, um dia, o Metallica consiga “zerar” toda a discografia em estúdio ao vivo:
“Eu adoraria ter tocado ao vivo todas as músicas que já lançamos para além do estúdio. Espero que haja um momento para cada música [que não tocamos ainda] antes de pararmos.”
No caso, “Dyers Eve” ganhou 35 execuções, sendo a última delas em 2010. Já “The Frayed Ends of Sanity” chegou a aparecer em mashups com outras faixas, mas, “sozinha”, só foi performada 12 vezes, com a mais recente em 2015, no Rock in Rio.
Metallica e “M72” no Brasil
Aparentemente, os fãs brasileiros terão que esperar um pouco mais do que o imaginado para receber a turnê “M72”. A expectativa era de que o Metallica anunciasse shows no país e restante da América do Sul para depois dos shows marcados para o México, em setembro. Porém, tudo indica que as apresentações no país serão as derradeiras de 2024.
A vinda mais recente da banda aconteceu em 2022. Antes, o grupo veio em 1989, 1993, 1999, 2010, 2011, 2013, 2014, 2015 e 2017. A expectativa é de que a atual excursão se estenda até, aos menos, o final do ano que vem.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.