Com a saída repentina de Richie Sambora em 2013, o Bon Jovi se reestruturou rapidamente para cumprir a turnê “Because We Can” e dar sequência à carreira. Ao longo dos anos, o clima por trás do rompimento foi descrito em declarações de ambas as partes, que expressaram um certo ressentimento nas entrelinhas.
Em recente entrevista ao Apple Music, Jon Bon Jovi voltou a falar sobre a decisão do guitarrista de deixar o grupo. O vocalista revelou entender as razões que levaram ao rompimento.
Conforme transcrição do site IgorMiranda.com.br, ele disse:
“Ele esteve presente por três quartos do sonho. Mas como já disse mil vezes, estar em uma banda de rock não é uma sentença de prisão perpétua. Ele tinha problemas, problemas com abuso de substâncias, problemas emocionais. Ele queria ser um pai que ficava em casa.”
Embora tenha se mostrado compreensivo, Jon destacou que a escolha de um integrante não pode interferir no trabalho dos outros músicos que querem seguir em frente. O cantor declarou:
“Nós o amamos, independentemente disso. E então ele saiu. Por que Tico (Torres, baterista), David (Bryan, tecladista), Hugh (McDonald, baixista) ou eu iríamos querer ficar desempregados? Não. Então ele não conseguiu dar o próximo passo conosco. Eu te amo, mas tenho um show esta noite. Tenho um disco para fazer.”
Distanciamento
Em meio a série de especulações que surgem em torno da volta de Richie Sambora para o Bon Jovi, Jon revelou em outra entrevista, à Classic Rock, que mesmo sem briga houve um grande distanciamento. Também garantiu que não haverá retorno.
“Conversei com ele duas vezes nos últimos 11 anos. Ele. Saiu. Da. Banda. Juro por Deus que nunca houve briga, nada… Ele não foi expulso, apenas se retirou. E não fez grandes movimentos dando a entender que gostaria de voltar.”
Para o guitarrista, o distanciamento veio antes mesmo de sua saída. Em participação no canal The Allison Hagendorf Show (transcrição do Blabbermouth), Sambora apontou divergências na condução da carreira do grupo que datam dos tempos da idealização do projeto.
“Eu provavelmente teria saído antes da banda. Eu poderia ter saído alguns álbuns antes. Acho que Jon estava seguindo uma direção onde ele não queria realmente ser uma banda. Quando nos conhecemos, ele tinha tudo para ser uma espécie de artista solo no estilo de Bruce [Springsteen] ou Rick Springfield. E, francamente, aconteceu um ultimato antes do álbum ‘Slippery When Wet’ (1986). Eu disse: ‘vamos lá, cara, me deixe fazer parte disso, temos que fazer disso uma banda se quisermos dominar o mundo e fazer com que as pessoas ouçam.”
Bon Jovi atualmente
A história do Bon Jovi foi contada na série documental “Thank You, Goodnight: The Bon Jovi Story”. A produção disponível no streaming Disney+, dividida em 4 episódios, contou com a participação dos integrantes do grupo e, na ocasião, Richie Sambora concedeu entrevista separado dos ex-colegas. “Forever”, 16º álbum de estúdio da banda, foi lançado em 7 de junho deste ano.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.