Em 2016, a banda ucraniana Jinjer já possuía uma carreira no underground, com dois EPs e o álbum “Cloud Factory” (2014) – além de uma reputação construída em turnês mundiais de pequeno porte. Mas foi com o trabalho seguinte, “King of Everything” (2016), que a sorte virou de vez.
Mais especificamente por conta de uma faixa: “Pisces”, que viralizou online e deu ao grupo uma prova do potencial das mídias digitais na indústria. Em entrevista à nova edição da revista britânica Metal Hammer, os músicos relembraram o efeito inesperado e o que ele trouxe de positivo.
O baixista Eugene Abdukhanov destacou:
“Tínhamos acabado de contratar Vladi [Ulasevich] como nosso novo baterista. Estávamos ensaiando ‘Pisces’ quando decidimos que deveríamos gravar um vídeo ao vivo. Alugamos o espaço por € 150 e pedimos para amigos nos filmarem. Postamos e fomos dormir. Imagine nossa surpresa na manhã seguinte; acordamos e já era viral.”
Até hoje, o vídeo em questão conta com mais de 85 milhões de visualizações no YouTube. Ele pode ser conferido no player abaixo.
O sucesso e o significado de “Pisces”
A vocalista Tatiana Shmayluk ressaltou que a repercussão foi algo totalmente inesperado, resultado de um esforço espontâneo.
“Não sabíamos o que o futuro nos reservava. Mas às vezes, quando você não espera nada, é justamente quando a mágica acontece.”
Quanto à letra, a cantora explica:
“Eu sou uma sonhadora, sou altruísta, posso ser muito emocional e introvertida. O resto da banda não é muito ligado em coisas espirituais, mas eu sou pisciana 200%, e é por isso que acredito nisso. Sou a prova viva.”
Abdukhanov também contribuiu com o conteúdo lírico. Para tal, ele deixou claro não ter tentado seguir outro caminho em relação à ideia original.
“Eu sabia que ‘Pisces seria pessoal para Tati, então escrevi sobre ela. Acho que inconscientemente também posso ter escrito sobre mim, porque me identifiquei muito. Quer você acredite em signos ou não, sinto que algumas das ideias em Peixes, de perseverança e compaixão, são muito universais.”
Jinjer e Heaven Shall Burn no Brasil
No final do ano, a Jinjer desembarca no Brasil para uma turnê em parceria com o Heaven Shall Burn. Serão seis apresentações nas seguintes datas e locais:
- 30/11: Porto Alegre (Bar Opinião) – ingressos em Bileto
- 01/12: Curitiba (Tork and Roll) – ingressos em Clube do Ingresso
- 03/12: Belo Horizonte (Mister Rock) – ingressos em Clube do Ingresso
- 05/12: Brasília (Toinha) – ingressos em Clube do Ingresso
- 07/12: Rio de Janeiro (Circo Voador) – ingressos em Eventim
- 08/12: São Paulo (Terra SP) – ingressos em Clube do Ingresso
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.