Um dos nomes mais importantes da história da música brasileira, Gilberto Gil anunciou que se aposentará dos palcos. O artista de 82 anos realizará uma turnê de despedida em 2025. Além do Brasil, estão previstas apresentações na Europa e Estados Unidos, de acordo com sua assessoria de imprensa.
A informação foi confirmada ao Estadão. A exemplo de Milton Nascimento, o músico baiano deixou claro que pretende manter rotina produtiva, gravando álbuns e se envolvendo em projetos enquanto sua saúde permitir.
Em seus mais de 60 anos de carreira, Gil lançou quase 60 discos, tendo em torno de 800 canções em seu catálogo. No período, conquistou 9 Grammys. Sua obra permeia diferentes gêneros da canção popular, tendo como principal realização a participação no movimento conhecido como Tropicália, que expandiu horizontes e ajudou a colocar o Brasil na vanguarda artística mundial.
Gilberto Gil, vida e obra
Gil é também ocupante de lugares mais formais, da cadeira do Ministério da Cultura nos anos 2000 ao recente ingresso na Academia Brasileira de Letras (ABL). Em razão desses mesmos motivos, é um dos divulgadores – por que não produtor – a nível mundial de um imaginário a respeito da “cultura brasileira”, seja nos shows antológicos no Festival de Montreal ou na improvisada canja na Assembleia Geral das Nações Unidas.
Gilberto Gil não se deixa “encaixotar” nem mesmo quando o assunto é estritamente a música, sua especialidade. Não há gênero, parceiro de composição ou mesmo outro formato de produção cultural que não tenha sido incorporado à invenção musical do artista.
De notáveis gigantes da canção popular brasileira, como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, João Gilberto, Geraldo Vandré, Caetano Veloso, Chico Buarque de Hollanda, Pepeu Gomes, Luiz Caldas – baião, forró, bossa nova, MPB, rock and roll e axé music – aos imortais de nossa literatura, como Monteiro Lobato e seu Sítio do Pica Pau Amarelo e Graciliano Ramos e seu “Vidas Secas”.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.