Rock in Rio transmitirá show do Avenged Sevenfold, diz M. Shadows: “sem escolha”

Vocalista havia dito anteriormente que sua banda opta por não exibir ao vivo suas apresentações em festivais pela TV ou internet

Uma declaração recente de M. Shadows no aplicativo Discord, capturada pelo fã-clube Avenged Sevenfold Legendado e repercutida inicialmente em site por IgorMiranda.com.br, havia deixado fãs brasileiros preocupados. Na ocasião, o vocalista disse que sua banda, o Avenged Sevenfold, tem evitado ao máximo autorizar festivais a exibirem suas apresentações — e explicou os motivos.

O público nacional ficou atento à questão porque o grupo está escalado para a edição 2024 do Rock in Rio, evento notório pela transmissão de seus shows pela TV e internet. Não é o único show do tipo: na última sexta-feira (7), a banda subiu ao palco do Rock am Ring, em Nürburg, na Alemanha, enquanto que, no dia 27 deste mês, participam do Hellfest, em Clisson, na França.

- Advertisement -

No fim das contas, porém, não há o que temer. Novamente pelo Discord, com registro mais uma vez capturado pelo fã-clube Avenged Sevenfold Legendado e repercutido inicialmente em site por IgorMiranda.com.br, Shadows confirmou que a apresentação no festival brasileiro será, sim, transmitida ao vivo. Afinal de contas, não há escolha — ao que tudo indica, está condicionado ao contrato.

O assunto foi abordado após um fã perguntar como funciona a negociação para exibir ou não um show em um evento do tipo — mais especificamente, se os organizadores podem tomar algum tipo de decisão final ou se eles costumam ter um plano B em caso de negativa. Shadows respondeu que há uma espécie de “disputa de forças” em situações do tipo, mas nem sempre há alternativas por parte da banda.

“Eles (organizadores de festival) forçam e nós forçamos de volta. Em algo como o Rock in Rio, nós não temos escolha, mas na maioria das vezes podemos optar por não transmitir. Os organizadores de festivais se chateiam, mas é o que é.”

Ainda em seu comentário, o cantor citou o exemplo de uma banda que sempre opta por não transmitir os shows.

“O Tool sempre opta por não transmitir. Eu amo o fato de que você precisa ir ao show (para saber como é).”

Curiosamente, a “nova” declaração foi concedida no mesmo dia da anterior. Porém, somente agora o comentário que confirma a exibição do show no Rock in Rio foi compartilhada.

O argumento para não transmitir

Na fala repercutida anteriormente, M. Shadows contou que ele e seus colegas de Avenged Sevenfold têm optado por não permitir a transmissão ao vivo de seus shows. Isso porque, diferente de outros artistas, a banda não usa bases pré-gravadas em suas performances, o que, para quem está assistindo de casa, pode “soar ruim”.

Leia também:  A banda de metal mais ouvida durante o sexo, segundo estudo

Primeiramente, o cantor escreveu:

“A razão pela qual estamos tentando evitar que os festivais transmitam nossos shows é porque quase todas as bandas usam faixas pré-gravadas (para reproduzir instrumentos ou vocais), exceto algumas. E quando finalmente você ouve uma banda tocando e cantando de verdade, todos se perguntam: ‘por que isso soa tão ruim?’.”

Então, ele idealizou um cenário hipotético de comparação entre bandas que optam pelo apoio já gravado e outra que apresenta tudo ao vivo. Em sua opinião, apenas uma delas sai em desvantagem em transmissões:

“Imagine que 3 bandas se apresentam, tudo está em faixas pré-gravadas e todos nos comentários falando sobre como aquilo soa incrível, e eles estão literalmente entregando uma pré-mixagem para a transmissão. E então uma banda se apresenta ao vivo e a mixagem está desorganizada, porque o cara (técnico de som) não conhece suas músicas ou não conhece o que está sendo reproduzido. Acrescente a isso o fato de eles estarem realmente correndo pelo palco cantando e tocando, isso tem potencial (nem sempre) para ser menos do que o ideal.”

Por fim, Shadows e seus parceiros concluíram que não vale a pena.

Por que se colocar nessa situação? Tudo isso é apenas para gerar receita extra para o festival de qualquer forma. Não faz sentido na minha opinião.”

O único artista em toda a história do Rock in Rio a restringir a exibição de uma performance foi Drake, em 2019. Em outro grande evento no país, o Lollapalooza, artistas como Pearl Jam, Eminem e Kendrick Lamar também promoveram o mesmo veto.

Avenged Sevenfold no Brasil

Após dez anos, o Avenged Sevenfold estará de volta ao Brasil. A banda é a atração principal do chamado “Dia do Rock” no Rock in Rio 2024 – que, vale lembrar, também tem transmissão ao vivo. Evanescence, Journey, Deep Purple e Incubus completam a programação internacional do dia 15 de setembro. Até o momento, a data é uma das únicas que permanece com ingressos disponíveis no site da Ticketmaster.

Ao que tudo indica, a apresentação não faz parte de uma turnê sul-americana. Pelo Discord, M. Shadows confirmou que, ao menos em 2024, a banda não passará pela Argentina. Segundo o jornalista José Norberto Flesch, os headliners do Palco Mundo devem todos permanecer exclusivos do festival.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasRock in Rio transmitirá show do Avenged Sevenfold, diz M. Shadows: “sem...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito lixo no RIR este ano, estou mortificada, sei que isso ocorre normalmente, mas parece que desta vez se superaram no grau de ruindade, sertanojo, infâmia das infâmias, já basta ter que aguentar essa merda de funk carioca, hip hop e outros lixos sonoros, agora até sertanojo, por favor!! E Deep Purple relegado ao palco sunset, é imperdoável!! Pouco me importa que os shows de Avenged Sevenfold fiquem escondidos, dos males o menor, grave mesmo, gravíssimo, é que tenhamos que aguentar sertanojo e outras merdas, e Deep Purple só no palco sunset, por favor, isso é muito, muito, muito revoltante, muitos estamos furiosos e com razão, festival de merda!!!!

  2. Abengas 4 sevenboys não querer transmitir esse show de covers (A começar pelo logo dessa trolha) é um favor, mas o m3rd1na não iria deixar passar batido essa chance de torturar o telespectador…

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades