Alanis Morissette faz 50 anos; veja outros fatos da música em 1º de junho

Data marca também o lançamento de álbum que fez o Blink-182 estourar de vez e aniversário de Ronnie Wood

Hoje, Alanis Morissette faz 50 anos. A cantora, que nasceu em 1° de junho de 1974, iniciou carreira no dance-pop até migrar para o rock alternativo em “Jagged Little Pill” (1995), seu maior sucesso até hoje. Ao todo, vendeu mais de 75 milhões de discos mundialmente.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 1º de junho de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 25 anos, em 1° de junho de 1999, o Blink-182 lançava “Enema of the State”, seu 3º disco de estúdio. Estreia do baterista Travis Barker, é o álbum de maior sucesso da banda. Os singles foram “All the Small Things”, “What’s My Age Again?” e “Adam’s Song”.

-> Hoje, Ronnie Wood faz 77 anos. O guitarrista,que nasceu em 1° de junho de 1947, entrou para os Rolling Stones em 1975, na vaga deixada por Mick Taylor. Antes disso, tocou no Faces e Jeff Beck Group, entre outros.

Foto: Ben Houdijk / Depositphotos

-> Há 6 anos, em 1° de junho de 2018, o Ghost lançava “Prequelle”, seu 4º disco de estúdio. Com letras abordando a era medieval e a peste negra, apresentou Cardinal Copia como “novo” cantor. Indicado ao Grammy, rendeu os singles “Rats”, “Dance Macabre” e “Faith”.

-> Hoje, Liv Tyler faz 47 anos. A atriz, que nasceu em 1º de julho de 1977, é filha da modelo Bebe Buell com Steven Tyler (Aerosmith), mas foi criada por Todd Rundgren. Atuou na trilogia “O Senhor dos Anéis” e filmes como “Armageddon” e “The Wonders”, além de clipes da banda do pai.

-> Há 39 anos, em 1° de junho de 1985, o A-ha lançava “Hunting High and Low”, seu disco de estreia. É o álbum de maior sucesso da banda, muito devido ao hit “Take on Me”. “Love is Reason”, “The Sun Always Shines on T.V.” e “Train of Thought” também são destaques.

-> Há 57 anos, em 1° de junho de 1967, David Bowie lançava “David Bowie”, seu disco de estreia. Orientado ao pop psicodélico, traz uma sonoridade diferente da que consagrou o cantor nos anos seguintes. “Rubber Band” e “Love You till Tuesday” saíram como singles.

-> Há 52 anos, em 1° de junho de 1972, o Eagles lançava “Eagles”, seu disco de estreia. Apresentou a banda que se tornaria símbolo do country rock da Costa Oeste dos EUA. Os singles foram “Take it Easy”, “Witchy Woman” e “Peaceful Easy Feeling”.

-> Há 48 anos, em 1° de junho de 1976, as Runaways lançavam “The Runaways”, seu disco de estreia. O influente álbum abre com um dos maiores clássicos da banda, “Cherry Bomb”. Traz ainda uma versão para a música “Rock and Roll”, de Lou Reed, entre outros destaques.

Leia também:  Após boicotes, Barclays rompe patrocínios com Download Festival, Latitude e Isle of Wight

-> Há 43 anos, em 1° de junho de 1981, George Harrison lançava “Somewhere in England”, seu 9º disco de estúdio. Foi produzido em meio a problemas com a gravadora e frustrações do artista. A letra de “All Those Years Ago” homenageia John Lennon, morto no ano anterior.

-> Há 6 anos, em 1° de junho de 2018, a Nervosa lançava “Downfall of Mankind”, seu 3º disco de estúdio. Com mais influência do death metal, foi o único álbum com a baterista Luana Dametto e o último com a vocalista e baixista Fernanda Lira.

-> Há 26 anos, em 1° de junho de 1998, Brian May lançava “Another World”, seu 2º disco solo. Idealizado como um álbum de covers, acabou ganhando músicas autorais durante o processo. Foi o último registro do baterista Cozy Powell, falecido em meio às gravações.

-> Há 12 anos, em 1° de junho de 2012, o Delain lançava “We Are the Others”, seu 3º disco de estúdio. Foi o primeiro álbum da banda sem qualquer participação de Marko Hietala nos vocais de apoio. “Got the Devil Out of Me” e a faixa-título saíram como singles.

-> Há 6 anos, em 1° de junho de 2018, Roger Daltrey lançava “As Long as I Have You”, seu 10º disco solo. Traz sete composições assinadas pelo guitarrista Pete Townshend, parceiro de Roger no The Who. Covers de Nick Cave, Stevie Wonder e outros completam a tracklist.

-> Há 39 anos, em 1° de junho de 1985, Sting lançava “The Dream of the Blue Turtles”, seu 1º disco solo. Divulgado um ano após o fim do The Police, traz músicas como “Russians”, “Fortress Around Your Heart” e “Love Is the Seventh Wave”.

-> Há 35 anos, em 1° de junho de 1989, o Sodom lançava “Agent Orange”, seu 3º disco de estúdio. Um dos álbuns mais famosos da banda, traz letras inspiradas pela Guerra do Vietnã. Marcou a despedida do guitarrista Frank Blackfire, que voltou ao grupo em 2018.

-> Há 33 anos, em 1° de junho de 1991, o X Japan lançava “Jealousy”, seu 3º disco de estúdio. Último da banda ainda sob o nome X, marcou a despedida do baixista Taiji Sawada, que foi substituído por Hiroshi “Heath” Morie. É o álbum mais vendido do grupo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaAlanis Morissette faz 50 anos; veja outros fatos da música em 1º...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades