Com a morte da vocalista Marie Fredriksson em 2019, o Roxette encerrou definitivamente as atividades no palco. Devido à saúde fragilizada da artista, diagnosticada com um câncer no cérebro, a banda havia realizado os últimos shows da carreira ainda em 2016, como parte da turnê comemorativa de 30 anos de carreira.
Per Gessle, vocalista, guitarrista e compositor principal, continuou com seus trabalhos solo. Em 2022, montou um novo grupo chamado PG Roxette, com participação das cantoras Helena Josefsson e Dea Norberg, como forma de manter “vivo o legado do Roxette”. Agora, anunciou a volta da banda sob o nome original para 2025, com uma nova integrante, além de um espetáculo ao vivo.
Nesta nova fase, a sueca Lena Philipsson, que participou do Festival Eurovisão da Canção em 2004, ficará encarregada dos vocais. Clarence Öfwerman, produtor e tecladista do duo no passado, e Jonas Isacsson, guitarrista, retomarão seus postos.
Completarão a formação Christoffer Lundquist (baixo), Magnus Börjeson (baixo), Magnus “Norpan” Eriksson (bateria) e a já mencionada Dea Norberg (vocais de apoio). Todos trabalharam com Gessle ou o próprio Roxette no passado.
Comunicado nas redes sociais
A banda compartilhou nas redes sociais um comunicado a respeito. Conforme o texto, o maior intuito é celebrar a trajetória do duo e suas músicas, compostas sobretudo pelo guitarrista, que sobreviveram ao tempo.
Diz a nota:
“Em 2016, o Roxette fez o que acreditávamos ser os últimos shows de todos os tempos. Agora, o vocalista, compositor e fundador da dupla, Per Gessle, continua o legado e leva esses sucessos mundiais para a estrada novamente. Já se passaram quase cinco anos desde que o Roxette perdeu Marie Fredriksson devido ao câncer. Uma perda devastadora, que deixou familiares, amigos e fãs em luto. Seu legado de músicas continuou a prosperar, sendo constantemente transmitido, tocado e apreciado por antigos e novos fãs em todo o mundo. 2025 contará com um renascimento ao vivo deste catálogo, todo composto por Per Gessle, quando o guitarrista levar a banda Roxette de volta ao palco para fazer o que mais ama: apresentar suas músicas ao vivo para um público fiel.”
Por fim, o próprio Per destaca que Marie é insubstituível e que o foco estará no repertório:
“Essa volta é sobre minhas músicas do Roxette, essa grande quantidade de músicas e letras que venho compondo há mais de três décadas. Não estou começando uma nova dupla. Marie sempre será insubstituível. No entanto, tenho muita sorte de ter encontrado uma voz incrível e uma intérprete brilhante em Lena Philipsson. Eu co-compus o primeiro grande sucesso de Lena em 1986 [‘Kärleken är evig’] e ela é uma das estrelas mais brilhantes que da Suécia. Estou extremamente orgulhoso de que ela queira se juntar a mim em minha jornada para manter vivo o legado do Roxette.”
Alguns shows já foram anunciados, sob o título do espetáculo “Roxette In Concert”. O primeiro deles acontece no dia 25 de fevereiro de 2025, na Cidade do Cabo, na África do Sul, enquanto o segundo está marcado para Pretória, no mesmo país. As escolhas apresentam certo simbolismo, visto que os performances finais do Roxette anos atrás deram-se justamente no local.
Em seguida, o grupo irá para a Austrália, onde tem uma série de compromissos em março. Segundo postagem do fã-clube Roxette Blog, Per Gessle contou no programa Efter Fem que as primeiras datas funcionarão como “testes”. Caso deem certo, outros destinos serão adicionados à agenda.
Vale destacar que, no último dia 3 de maio, Per lançou uma parceria com Lena. Chamada “Sällskapssjuk”, a faixa integrará o próximo disco do artista, que deve sair ainda este ano.
Sobre o Roxette
O Roxette encerrou as atividades oficialmente em 2019, com a morte da cantora Marie Fredriksson devido a um tumor no cérebro. A última apresentação da dupla clássica ocorreu anos antes, na Cidade do Cabo, na África do Sul, em 8 de fevereiro de 2016, como parte de uma comemoração aos 30 anos de carreira.
Mais shows estavam na agenda, mas acabaram cancelados por causa dos problemas de saúde da vocalista. A última passagem do duo pelo Brasil ocorreu em 2012 com a “Charm School World Tour”, que incluiu performances em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Curitiba e Brasília.
Desde então, Per Gessle seguiu com sua carreira solo, iniciada ainda em 1983, com um disco homônimo. Até o momento, “Pop-Up Dynamo!” (2022) é o seu trabalho de inéditas mais recente.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.