Apesar do enorme sucesso midiático, Kurt Cobain enxergava o Nirvana como uma banda sonoramente “rústica”. O frontman nunca escondeu essa visão, que era tão genuína que por vezes entrava em atrito com outros membros do grupo. Foi o caso de uma música odiada pelo baixista Krist Novoselic, muito por parte das escolhas de timbre do vocalista e guitarrista.
Quem relembrou a história foi Steve Albini, produtor de “In Utero” (1993), terceiro e último álbum do Nirvana. Em uma de suas últimas entrevistas antes de falecer, ao youtuber Aaron Rash (via MusicRadar), ele contou que Cobain usou um pedal exclusivo com efeitos que deixavam o som de sua guitarra bastante “sujo” e assim gravou o solo de “Heart-Shaped Box”, para o desespero de Novoselic.
Albini diz:
“Quando ele tocou aquilo para Krist, Krist odiou. Ele disse: ‘por que você está colocando esta m*rda enorme e fedorenta no meio dessa ótima música?’. Ele realmente pensou que Kurt estava tentando sabotar a música. Tipo: ‘Oh, você acha que tem um hit aqui? Deixe-me f*der isso aqui para que você não possa tocar no rádio’. Ele achou que era uma estratégia de Kurt, mas tenho certeza que não era. Kurt estava adorando aquele som estranho.”
Krist Novoselic confirma
O baixista, de sua parte, relembrou o desgosto pelo solo de Kurt Cobain em entrevista para Conan O’Brien, ao lado de Dave Grohl. A transcrição é do Ultimate Guitar:
“Em ‘Heart-Shaped Box’… eu não gostei do jeito que o solo era. Era intenso demais. Era realmente ‘rouco’. Eu fiquei: ‘Bem, sabe, essa música é muito bonita. E é uma música triste, de certa forma’. Eu acho que usei um termo como: ‘isso soa como se você tivesse jogado um aborto no chão’. Foi isso que eu disse: ‘de repente, tem esse aborto no chão, isso é terrível’.”
Nirvana e “Heart-Shaped Box”
Apesar da desaprovação de Krist Novoselic, “Heart-Shaped Box” foi o primeiro single de “In Utero” e se tornou um dos últimos grandes hits do Nirvana ainda em atividade. Foi 1º lugar em paradas de rock alternativo nos Estados Unidos, Reino Unido e Austrália, além de estar entre o top 10 de vários outros países.
A primeira execução ao vivo da faixa, antes mesmo do lançamento do álbum e do single, aconteceu no Brasil. Ela foi tocada, ainda inédita, na lendária apresentação do trio no festival Hollywood Rock, em São Paulo, assim como “Scentless Apprentice”, outra canção de “In Utero”.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.