Klaus Meine faz 76 anos; veja outros fatos da música em 25 de maio

Data marca também o lançamento de álbuns importantes de AC/DC, Dio e Slipknot

Hoje, Klaus Meine faz 76 anos. O vocalista, que nasceu em 25 de maio de 1948, participou, ao lado do guitarrista Rudolf Schenker, de todos os álbuns do Scorpions. Foi um dos poucos grandes cantores do rock que nunca lançou um disco solo.

Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 25 de maio de outros anos:

- Advertisement -

-> Há 46 anos, em 25 de maio de 1978, AC/DC lançava “Powerage”, seu 5º disco de estúdio. Primeiro com o baixista Cliff Williams, traz várias músicas clássicas da banda em sua primeira fase, como “Sin City”, “Riff Raff” e “Rock’n’ Roll Damnation”.

-> Há 41 anos, em 25 de maio de 1983, o Dio lançava “Holy Diver”, seu disco de estreia. Apresentou a banda criada por Ronnie James Dio após deixar o Black Sabbath, com Vivian Campbell, Jimmy Bain e Vinny Appice. A faixa-título e “Rainbow in the Dark” são destaques.

-> Há 20 anos, em 25 de maio de 2004, o Slipknot lançava “Vol. 3: (The Subliminal Verses)”, seu 3º disco de estúdio. Produzido por Rick Rubin, marcou uma mudança no som da banda, agora mais acessível. “Duality”, “Vermillion” e “Before I Forget” são os destaques.

-> Há 46 anos, em 25 de maio de 1978, David Gilmour lançava “David Gilmour”, seu 1º disco solo. Traz uma sonoridade mais baseada no blues em comparação ao trabalho do músico no Pink Floyd. A faixa “There’s No Way Out of Here” foi divulgada como single.

-> Há 22 anos, em 25 de maio de 2002, o Nightwish lançava “Century Child”, seu 4º disco de estúdio. Estreia do baixista e vocalista Marco Hietala, foi o primeiro álbum da banda a contar com uma orquestra. “Ever Dream” e “Bless the Child” saíram como singles.

-> Há 28 anos, Bradley Nowell nos deixava. O vocalista e guitarrista do Sublime morreu em 25 de maio de 1996, aos 28 anos, de overdose de heroína. Gravou 3 álbuns com a banda e lutava contra o vício, especialmente após o nascimento do filho.

-> Há 45 anos, em 25 de maio de 1979, David Bowie lançava “Lodger”, seu 13º disco de estúdio. Foi o responsável por concluir a chamada “Berlin Trilogy”, que trouxe “Low” e “Heroes”, ambos de 1977. As músicas “Boys Keep Swinging” e “DJ” saíram como singles.

-> Há 37 anos, em 25 de maio de 1987, The Cure lançava “Kiss Me, Kiss Me, Kiss Me”, seu 7º disco de estúdio. Responsável por popularizar a banda nos Estados Unidos, teve como singles “Why Can’t I Be You?”, “Catch”, “Just Like Heaven” e “Hot Hot Hot!!!”.

Leia também:  Toto bate 1 bilhão de visualizações no YouTube com “Africa”

-> Há 31 anos, em 25 de maio de 1993, o Anthrax lançava “Sound of White Noise”, seu 6º disco de estúdio. Marcou a estreia do vocalista John Bush, substituindo Joey Belladonna, e a despedida do guitarrista Dan Spitz, cuja vaga seria assumida por Paul Crook.

-> Há 51 anos, em 25 de maio de 1973, Mike Oldfield lançava “Tubular Bells”, seu disco de estreia. Tornou-se um clássico do rock progressivo após o tema de abertura ser usado no filme “O Exorcista” (1973). Traz apenas duas faixas, cada uma com mais de 20 minutos.

-> Há 31 anos, em 25 de maio de 1993, Robert Plant lançava “Fate of Nations”, seu 6º disco solo. Seria o último trabalho da carreira solo do vocalista até 2002. A música “I Believe” é um tributo a Karac, filho do vocalista que faleceu em 1977, aos 5 anos de idade.

-> Há 37 anos, em 25 de maio de 1987, o Death lançava “Scream Bloody Gore”, seu disco de estreia. Considerado um trabalho pioneiro do death metal, traz o líder Chuck Schuldiner em todos os instrumentos, com exceção da bateria, gravada por Chris Rifert.

-> Há 43 anos, em 25 de maio de 1981, o Anvil lançava “Hard ‘n’ Heavy”, seu disco de estreia. Foi divulgado inicialmente com o nome anterior da banda, Lips. Conta com um cover de “Paint It Black”, dos Rolling Stones, além de uma música chamada “AC/DC”.

-> Há 6 anos, em 25 de maio de 2018, o Graveyard lançava “Peace”, seu 5º disco de estúdio. Primeiro após o hiato de um ano da banda, marcou a estreia do baterista Oskar Bergenheinm. As músicas “Please Don’t” e “The Fox” saíram como singles.

-> Há 30 anos, em 25 de maio de 1994, o Talisman lançava “Humanimal – Part 1”, seu 3º disco de estúdio. Concebido como um álbum duplo, teve sua segunda parte divulgada em outubro do mesmo ano. Ganhou duas versões, com a japonesa tendo ordem de faixas diferente.

-> Há 20 anos, em 25 de maio de 2004, o Ayreon lançava “The Human Equation”, seu 6º disco de estúdio. Como de costume, o álbum é conceitual e traz uma série de convidados, como James LaBrie, Mikael Åkerfeldt, Devin Townsend, Eric Clayton e Marcela Bovio, entre outros.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioHoje na músicaKlaus Meine faz 76 anos; veja outros fatos da música em 25...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades