Morreu na última sexta-feira (24), aos 78 anos, Doug Ingle. O vocalista, organista e compositor foi o líder do Iron Butterfly. A banda foi fundada na Califórnia, Estados Unidos, em 1966 e teve grande importância no desenvolvimento da sonoridade que deu origem ao heavy metal.
O músico era o único da formação original que ainda estava vivo. A informação do falecimento foi confirmada de forma oficial pela família em comunicado emitido através das redes sociais. A causa não foi revelada até o momento.
Diz a nota assinada pelo filho do artista, Doug Ingle Jr:
“É com o coração pesado e grande tristeza que anuncio a morte do meu pai, Doug Ingle. Ele partiu em paz na última sexta-feira, com a presença da família. Agradeço a ele por ter sido pai, professor e amigo. Compartilhamos memórias adoráveis, as quais guardarei pelo resto dos meus dias enquanto sigo a jornada da vida. Te amo, pai.”
Iron Butterfly e “In-A-Gadda-Da-Vida”
Doug foi o compositor de “In-A-Gadda-Da-Vida”, faixa-título do segundo álbum do Iron Butterfly e seu maior sucesso. Mesmo com duração superior a 17 minutos em sua versão original – que inclui um solo de bateria – a canção chegou ao 30º lugar no Billboard Hot 100, principal parada de singles dos Estados Unidos.
O disco vendeu mais de 30 milhões de cópias em todo o mundo. Por muitos anos, foi o trabalho mais bem-sucedido da Atlantic Records. À época, a formação ainda contava com o baixista Lee Dorman, o guitarrista Erik Brann e o baterista Ron Bushy.
Na primeira metade dos anos 1970, Ingle deixou o Iron Butterfly, participando de reuniões esporádicas até tempos recentes. Também fez parte da banda pop Stark Naked and the Car Thieves.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.