Within Temptation faz show irretocável para público cansado no Summer Breeze

Mesmo com produção caprichada, banda neerlandesa não conseguiu manter todo o maior público do festival até o fim de sua apresentação

Após o Within Temptation executar “In the Middle of the Night”, canção mais rápida do repertório apresentado pelos headliners de sábado (27) do Summer Breeze Brasil 2024, alguém passou mal na pista e a vocalista Sharon den Adel interrompeu o show por alguns minutos até que lhe fosse prestado o atendimento. Foi um resumo de um dia quente e que atraiu o maior público do festival em suas duas edições.

O sucesso mostrou ter funcionado a junção de nomes consagrados de power metal, como Gamma Ray, Angra e Hammerfall, com Lacuna Coil, Epica e Within Temptation, bandas de sonoridades diversas, mas que um dia receberam o infame e felizmente enterrado rótulo de “female-fronted metal” apenas pela coincidência de contarem com mulheres como vocalistas.

- Advertisement -
Foto: Gustavo Diakov / @xchicanox

A questão, no entanto, era se qualquer dessas seis bandas teria calibre para ser headliner de festival. A missão foi confiada ao grupo liderado por Sharon den Adel, em seu quarto retorno ao país, quase dez anos após sua última apresentação na Audio, em Sâo Paulo, que comporta pouco mais de três mil pessoas.

Não se trata apenas de uma competição de popularidade, mas que tipo de reação o show desperta no público em geral. O resultado? Apesar de ter realizado uma apresentação irretocável, com uma produção rebuscada na iluminação, com fogos e fumaças no palco, completada por vídeos caprichados no telão, o Within Temptation não se mostrou dono do tamanho necessário para a tarefa.

Foto: Gustavo Diakov / @xchicanox

As cornetas do início de “The Reckoning” soaram no Hot Stage pontualmente às 20h15. Se alguém ainda achava que o Within Temptation proporcionaria ao público uma noite de metal sinfônico, a batida quase sequenciada sobre efeitos sintetizados da faixa de “Resist” (2019) já mostrou que o show dos neerlandeses não seria nada do tipo.

A plateia se espremia no “front row” e enchia a pista quase inteira do Memorial da América Latina. Apesar disso, a reação às músicas era morna. “Faster”, do disco “The Unforgiving” (2011), seguiu na mesma toada, despertando alguns coros, nada que impressionasse como o Lacuna Coil fizera horas antes no Ice Stage.

Foto: Gustavo Diakov / @xchicanox

Até porque, horas antes, talvez o público ainda não estivesse esgotado pelo calor e todo o perrengue típico de um festival lotado — como deve ter sido o caso da pessoa citada no início deste texto. Em posições invertidas, é possível que, à tarde, sob o comando da simpática Sharon, as pessoas cantassem de forma bem mais efusiva os cativantes refrãos de “Paradise (What About Us?)” e “What Have You Done”, que tiveram respectivamente as vozes de Tarja Turunen e Keith Caputo em reprodução pré-gravada, com suas imagens usadas no telão. Ou talvez as emotivas baladas “All I Need” e “The Cross” gerassem respostas catárticas.

Foto: Gustavo Diakov / @xchicanox

A natureza por vezes conservadora dos fãs de power metal também pesou na aceitação das tendências mais comerciais e modernas abordadas pelo Within Temptation nas quatro canções de seu mais recente álbum, “Bleed Out” (2023). É fácil apostar que, cansada, foi a maior parcela do público a abandonar o Summer Breeze na noite do sábado, deixando a pista um pouco mais esvaziada conforme o set dos neerlandeses se alongava.

Veja bem: quando o grupo voltou ao metal sinfônico de seu disco “Mother Earth” (2000), para executar de forma acústica “Never-Ending Story” e a faixa-título no término de sua apresentação, ainda havia mais gente no Memorial da América Latina do que quando Gene Simmons subiu ao palco na véspera. Mas, na saída aglomerada do festival, a sensação era de que apenas havia acabado mais um show. Não de que todos haviam presenciado algo especial.

**Este conteúdo faz parte da cobertura Summer Breeze Brasil 2024. Algumas atrações terão resenhas + fotos publicadas primeiro. A cobertura completa, de (quase) todas as atrações, sairá nos próximos dias.

Foto: Gustavo Diakov / @xchicanox

Within Temptation — ao vivo no Summer Breeze Brasil 2024

Repertório:

  1. The Reckoning
  2. Faster
  3. Bleed Out
  4. Paradise (What About Us?)
  5. Angels
  6. Raise Your Banner
  7. Wireless
  8. Entertain You
  9. Stand My Ground
  10. Supernova
  11. In the Middle of the Night
  12. All I Need
  13. Our Solemn Hour
  14. Don’t Pray for Me
  15. The Cross
  16. Mad World
  17. What Have You Done
  18. Never-Ending Story (acústica)
  19. Mother Earth
Foto: Gustavo Diakov / @xchicanox
Foto: Gustavo Diakov / @xchicanox
Foto: Gustavo Diakov / @xchicanox
Foto: Gustavo Diakov / @xchicanox
Foto: Gustavo Diakov / @xchicanox
Foto: Gustavo Diakov / @xchicanox
Foto: Gustavo Diakov / @xchicanox
Foto: Gustavo Diakov / @xchicanox
Foto: Gustavo Diakov / @xchicanox
Foto: Gustavo Diakov / @xchicanox

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioResenhasResenhas de showsWithin Temptation faz show irretocável para público cansado no Summer Breeze
Thiago Zuma
Thiago Zuma
Formado em Direito na PUC-SP e Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero, Thiago Zuma, 43, abandonou a vida de profissional liberal e a faculdade de História na USP para entrar no serviço público, mas nunca largou o heavy metal desde 1991, viajando o mundo para ver suas bandas favoritas, novas ou velhas, e ocasionalmente colaborando com sites de música.

3 COMENTÁRIOS

  1. Within Temptation como Headliner foi o maior acerto desse segundo dia maçante do Summer Breeze, Épica que poderia fazer frente a essa responsabilidade ficou muito a desejar Lacuna Coil e Hammerfall foram excelentes esquentas…Thiago Zuma tem mais conhecimento musical que meu tio surdo…

  2. Estive na área normal do festival e não tive essa percepção, vi uma série de fans entusiasmados, cantando e pulando em todas as músicas. Também não percebi saída de público, pois não houve abertura espaço onde estive. E realmente após um dia inteiro sob o calor o cansaço físico deve ter limitado muito dos presentes, mas por onde andei só vi empolgação.

  3. Com todo o respeito, mas estava lá e vi exatamente o contrário do que foi descrito. Um show empolgante, com muita mais interação que todos os outros que ocorreram antes. Ficamos espremidos durante todo o show porque a galera chegou em peso ao acabar o Epica, que sinceramente, não pode jamais ser colocado na prateleira do Within Temptation. Within protagonizou o melhor show dos 3 dias do festival com muita sobra.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades