Em 2018, o Toto enfrentou uma disputa judicial com Susan Porcaro-Goings, viúva do baterista Jeff Porcaro, falecido em 1992. À época, ela processou o guitarrista Steve Lukather e o tecladista e vocalista David Paich sob a justificativa de que a dupla reduziu sua parte nos lucros em direitos autorais da banda.
Toda a situação fez com que o grupo encerrasse as atividades após concluir uma turnê em 2019, com um então show de despedida na Filadélfia, Estados Unidos. Eles acabaram retomando o trabalho no fim do ano seguinte, com uma nova formação – tendo apenas o vocalista Joseph Williams e Lukather como membros efetivos e eventuais aparições de Paich, afastado por problemas de saúde.
Fato é que, por causa do problema, os músicos precisaram lutar para conseguir usar o nome Toto novamente. Conversando com o jornal O Globo, Steve revelou que ele e o colega quase ficaram sem saída e renomearam a banda para Dogs of Oz – título que batiza suas recentes turnês.
Indiretamente, a expressão também faz referência direta à palavra Toto e à banda, apelidada dessa maneira por causa do cachorro da personagem Dorothy no filme “O Mágico de Oz” (1939). No entanto, o artista, indignado diante do cenário, pagou pelo nome original e conseguiu o direito de continuar usando a marca.
Ele declarou:
“Íamos ter que renunciar ao nome Toto e nos chamar Dogz of Oz. No entanto, paguei para ter o nome de volta e agora quero recuperar o investimento! Tudo o que eu e Joseph estamos tentando fazer é juntar os melhores músicos para tocar nossa música da maneira que acho que deveria soar, e esperar que nossos irmãos estejam olhando do Céu. O que se esperava que eu fizesse? Nunca mais tocar com o Toto? Coloquei quase 50 anos da minha vida nessa banda!”
O processo movido por Susan Porcaro-Goings
Como mencionado, em 2018, Susan Porcaro-Goings moveu uma ação contra dois integrantes do Toto: o guitarrista Steve Lukather e o tecladista/vocalista David Paich. Ela acusou a dupla de promover uma conspiração para reduzir a parte dela nos lucros em direitos autorais da banda, por meio de manobras contábeis que estariam forjando a real arrecadação do grupo.
Em seu processo, a viúva de Jeff Porcaro pediu para que o Toto revelasse sua arrecadação e solicitou liminar para impedir que a banda tenha “atos futuros e competição desleal”. Toda a situação fez com que o grupo, por diversas razões, encerrasse suas atividades temporariamente após concluir uma turnê em 2019, com um show final na Filadélfia, Estados Unidos.
Vale destacar que o Toto teve, em sua formação, três dos irmãos Porcaro. Jeff e Steve, tecladista, participaram da fundação do projeto, em 1976. Mike, baixista, passou a integrar em 1982. O baterista esteve na banda até sua morte, em 1992, enquanto que Mike ficou até 2007 e faleceu em 2015. Steve saiu em 1987, voltou para a reunião em 2010 e seguiu até o então fim do grupo.
Toto no Brasil
O Toto confirmou dois shows no Brasil para o penúltimo mês de 2024. As apresentações da turnê “Dogz of Oz World Tour!” acontecem em São Paulo (Espaço Unimed, 24 de novembro) e Rio de Janeiro (Arena Jockey, 26 de novembro). Ingressos estão à venda no site da Eventim.
Nesta turnê, Steve Lukather e o vocalista Joseph Williams, membros fixos, serão acompanhados por Greg Phillinganes (teclado e vocais), Shannon Forrest (bateria), John Pierce (baixo), Warren Ham (trompas, percussão e vocais) e Steve Maggiora (teclado e vocais). O flyer diz “David Paich apresenta”, em menção ao tecladista, mas este atualmente encontra-se aposentado das atividades do grupo.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.