Robert Plant poderia ter passados as últimas quatro décadas apenas escorado nos louros do trabalho que construiu com o Led Zeppelin. Ainda assim, o cantor escolheu outros caminhos artísticos, sempre experimentando novas sonoridades e flertando com estilos que chegam até a deixar desconfortáveis os roqueiros mais radicais.
Em 2007, o vocalista se aventurou em uma parceria com a americana Alison Krauss, de carreira conceituada no country e bluegrass. O primeiro fruto da união foi “Raising Sand”, álbum extremamente elogiado por público e crítica. Para o astro, a colaboração trouxe desafios.
Disse o próprio ao Louder, conforme resgate do Far Out Magazine:
“Às vezes duvido que tenha talento para um trabalho como esse. Foi um desafio, não fisicamente, mas, para ser sincero, às vezes tinha que me lembrar do que Alison me disse para fazer. Até que via seus olhos brilhando para mim e ela começava a rir do resultado.”
Para Plant, assumir riscos faz parte da carreira a que se propôs.
“Isso faz parte do charme de tudo. É um circo, então, por que não usar sapatos grandes e nariz vermelho de vez em quando?”
Robert Plant e Alison Krauss
O tracklist de “Raising Sand” é composto totalmente por covers. O trabalho foi um sucesso de público e crítica, ganhando o Grammy na categoria Disco do Ano. Vendeu mais de um milhão de cópias nos Estados Unidos e outro milhão na Europa, com 600 mil concentrados em terras britânicas.
Em 2021, Robert e Alison lançaram o segundo produto da parceria, “Raise the Roof”. O trabalho ganhou disco de prata no Reino Unido, onde chegou ao 5º lugar. Nos Estados Unidos alcançou a 7ª posição.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.