Há 26 anos, Linda McCartney nos deixava. A musicista, ativista e fotógrafa morreu em 17 de abril de 1998, aos 56 anos, de câncer. Gravou vários álbuns com o marido, Paul McCartney, além de ter feito parte do Wings como tecladista.
Confira outros acontecimentos no mundo da música, especialmente no rock, em dias 17 de abril de outros anos:
-> Há 60 anos, em 17 de abril de 1964, os Rolling Stones lançavam “Rolling Stones”, seu disco de estreia. Com sonoridade baseada no blues, o álbum é composto de covers de alguns artistas do estilo e também de rock and roll, como “Carol”, de Chuck Berry.
-> Há 35 anos, em 17 de abril de 1989, o Black Sabbath lançava “Headless Cross”, seu 14º disco de estúdio. Primeiro álbum da banda com o baterista Cozy Powell e único com o baixista Laurence Cottle, traz o retorno da temática ocultista nas letras.
-> Hoje, Mikael Åkerfeldt faz 50 anos. O vocalista e guitarrista do Opeth, que nasceu em 17 de abril de 1974, também se tornou o principal compositor da banda. Integrou ainda o supergrupo Bloodbath e gravou com Steven Wilson no Storm Corrosion.
-> Há 35 anos, em 17 de abril de 1989, o Pixies lançava “Doolittle”, seu 2º disco de estúdio. Ajudou a firmar o grupo como destaque do alternativo, chegando ao 8º lugar da parada britânica. “Monkey Gone to Heaven”, “Here Comes Your Man” e “Debaser” saíram como singles.
-> Há 54 anos, em 17 de abril de 1970, Paul McCartney lançava “McCartney”, seu 1º disco solo. Sua divulgação marcou também o anúncio do fim dos Beatles. Paul assumiu todos os instrumentos no material. A música “Maybe I’m Amazed” foi o grande destaque.
-> Hoje, Maynard James Keenan faz 60 anos. O vocalista, que nasceu em 17 de abril de 1964, se consagrou como uma das mentes por trás do Tool. Também integrou as bandas A Perfect Circle e Puscifer, além de ter trabalhado como ator e no ramo de vinhos.
-> Há 35 anos, em 17 de abril de 1989, o Annihilator lançava “Alice in Hell”, seu disco de estreia. É um dos álbuns mais conhecidos da banda, com músicas do porte de “Alison Hell” e “W.T.Y.D.”. Apesar de ter 5 membros creditados, foi gravado como um trio.
-> Há 42 anos, em 17 de abril de 1982, o Motörhead lançava “Iron Fist”, seu 5º disco de estúdio. Foi o último álbum com a formação clássica da banda, que se dissolveu após a saída do guitarrista “Fast” Eddie Clarke. A faixa-título saiu como single.
-> Há 51 anos, em 17 de abril de 1973, o Eagles lançava “Desperado”, seu 2º disco de estúdio. Com temática relacionada ao velho oeste americano nas letras, teve as músicas “Outlaw Man” e “Tequila Sunrise” divulgadas como singles.
-> Há 4 anos, em 17 de abril de 2020, Fiona Apple lançava “Fetch the Bolt Cutters”, seu 5º disco de estúdio. Primeiro da artista em 8 anos, venceu o Grammy de Melhor Álbum de Música Alternativa. A canção “Shameika” também foi premiada como Melhor Performance de Rock.
-> Há 16 anos, Danny Federici nos deixava. O multi-instrumentista morreu em 17 de abril de 2008, aos 58 anos, vítima de câncer. Foi um dos fundadores da E Street Band, que acompanha Bruce Springsteen, tendo permanecido na formação até sua morte.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.