O anúncio de que Dan Lilker fará a próxima temporada de shows com o Anthrax – incluindo a passagem pelo Summer Breeze Brasil 2024 – deixou fãs saudosistas em polvorosa. Afinal de contas, é a chance de testemunhar um membro fundador com os gigantes do thrash metal.
A reunião parecia até mesmo improvável após tanto tempo, ainda mais considerando que o grupo recorreu a outros nomes no passado, quando Frank Bello precisou se ausentar – como Joey Vera (Armored Saint, Fates Warning, ex-Mercyful Fate), que veio à América do Sul em 2005.
Mas o fato está consumado e o próprio contou como se deu a abordagem em entrevista ao Metal Mayhem ROC, transcrita pelo Blabbermouth. Ele disse:
“Na verdade, fui contatado, eu acho, há cerca de um mês… Recebi um aviso com muito mais antecedência do que quando todo mundo descobriu, há alguns dias. Foi aí que o comunicado à imprensa se tornou público. Então, sim, cerca de um mês, porque eu precisava de algum tempo para aprender parte do material, obviamente, para tocá-lo corretamente e com autoridade. Você não quer apenas aprender, precisa tocá-lo com confiança e parecer que está lá em cima sendo metal e não hesitante. Então, sim, você poderia dizer final de fevereiro, início de março, algo assim.”
Em relação à motivação da ausência de Frank, Dan prefere não se envolver.
“Bem, o comunicado apenas diz ‘razões pessoais’. Não tenho liberdade para falar. Mas Frank está bem e com saúde, não é nada relacionado a isso. Mas não é nada que eu possa abordar, não é da minha conta.”
Obrigado, patrão
Como vários dos guerreiros do underground metálico, Dan Lilker possui um emprego convencional. Foi justamente enquanto trabalhava que veio o convite.
“Recebi uma mensagem de Scott (Ian, guitarrista) quando ele estava no Japão, em turnê com o Mr. Bungle. E eu estava realmente no trabalho. Trabalho com óptica de precisão [na empresa Sydor Optics, com sede em Rochester, Nova York], já que o tipo de música que eu toco não é lucrativo o suficiente na maior parte do tempo. Mas o ponto é que, sim, eu estava apenas fazendo uma pequena pausa para fumar no trabalho, tipo, 8:13 da manhã de uma segunda-feira ou algo assim. Então, recebi uma mensagem de Scott dizendo: ‘Você acha que poderia fazer alguns shows conosco no próximo mês?’ o que seria no início de março.”
Mas o que seria um obstáculo para manejar agendas não se concretizou. O motivo é muito simples: seu patrão também está louco para ver o reencontro.
“E é engraçado. Eu apenas olhei para meu chefe, que também é fã de metal – foi assim que acabei trabalhando para a empresa – e disse: ‘Ei, acabei de ser questionado sobre fazer alguns shows com o Anthrax no próximo mês.’ E ele falou: ‘Você é louco se não aceitar.’ Então, eu sabia que estava tudo bem. Assim, respondi a Scott: ‘Claro. Parece divertido.’ Olhei as datas da turnê e vi: ‘Nunca estive no Uruguai antes, então posso riscar isso da lista.’ Todos na empresa têm me apoiado, tenho muita sorte nesse aspecto.”
Dan Lilker, Anthrax e mais
Dan Lilker foi um dos membros fundadores do Anthrax, tendo composto e gravado o debut da banda, “Fistful Of Metal” (1984). Começou como guitarrista, passando para o baixo na sequência. Também toca piano e bateria. Posteriormente, se reuniu com o guitarrista Scott Ian e o baterista Charlie Benante no S.O.D. (Stormtroopers Of Death), que também contava com Billy Milano nos vocais.
Sua banda mais duradoura e bem-sucedida é o Nuclear Assault, que vendeu mais de um milhão de discos só nos Estados Unidos. A seguir vem o Brutal Truth, que durou de 1990 a 2014. Também excursionou e gravou com Extra Hot Sauce, The Ravenous, United Forces, Venomous Concept, Holy Moses e Exit-13, entre outros.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.