Anthrax realiza 1º show com Dan Lilker em 40 anos; veja setlist e vídeos

Baixista original excursiona com banda de thrash metal pela América Latina; uma das próximas apresentações acontece no Summer Breeze Brasil

O Anthrax deu início, no último sábado (13), à sua turnê pela América Latina, que dura até o fim de abril. Para a ocasião, o baixista e membro fundador Dan Lilker retornou temporariamente para substituir Frank Bello, afastado por “razões pessoais”.

A apresentação inaugural se deu no MXMF Metal Fest, na Cidade do México. Lilker estará com o grupo também nos compromissos marcados para El Salvador, Costa Rica, Equador, Chile, Uruguai e Argentina, além do Brasil, na edição nacional do Summer Breeze. Haverá espaço, ainda, para cumprir agenda em dois festivais nos Estados Unidos, já em maio: Welcome to Rockville e Sonic Temple.

- Advertisement -

O repertório tocado no México percorreu todos os álbuns lançados pelo grupo na década de 1980, além de “Persistence of Time” (1990) e “Worship Music” (2011). Duas faixas (“Deathrider” e “Metal Thrashing Mad”) vieram da estreia “Fistful of Metal” (1984), único gravado por Dan.

Veja abaixo o setlist (via Setlist.fm) e vídeos (via Blabbermouth):

  1. Among The Living
  2. Caught In A Mosh
  3. Antisocial (cover de Trust)
  4. Madhouse
  5. Metal Thrashing Mad
  6. Efilnikufesin (N.F.L.)
  7. Medusa
  8. In The End
  9. Deathrider
  10. I Am The Law
  11. Got The Time (cover de Joe Jackson)
  12. Indians

“Got the Time”:

“Caught in a Mosh”:

“Among the Living”:

Dan Lilker de volta ao Anthrax

Dan Lilker esteve na formação do Anthrax entre 1981 e 1984. Também é conhecido pelos fãs de thrash metal por seu trabalho com o Nuclear Assault e pela parceria com o guitarrista Scott Ian e o baterista Charlie Benante no S.O.D.

Leia também:  Anthrax dá aula magna de thrash metal no Summer Breeze Brasil

Em comunicado, Lilker — que também tocou com Brutal Truth, Exit-13, Malformed Earthborn, The Ravenous, Overlord Exterminator e Venomous Concept, entre outros — afirma:

“Estou realmente animado para tocar com o Anthrax novamente. Quando nos separamos lá em 1984, eles me falaram para continuar por perto, pois eles poderiam precisar de mim após 40 anos.”

A banda, também em nota, acrescenta:

“Estamos muito empolgados em tocar com Danny novamente e realmente ficamos muito felizes por ele ter topado tocar no lugar do Frank. Há tempos não tocamos na América do Sul, então não perca estes shows, eles serão uma loucura.”

Anthrax e Dan Lilker

Dan Lilker foi um dos fundadores do Anthrax, ao lado do guitarrista Scott Ian. A formação original contava com os dois, além do baterista Dave Weiss e o vocalista John Connelly — que durou apenas até 1981. Havia ainda um baixista, Paul Kahn, pois Dan começou como guitarrista — e migrou para o instrumento mais grave após a saída do colega.

Lilker permaneceu até 1984 e tocou no álbum de estreia “Fistful of Metal” (1984), ao lado de Ian, Neil Turbin (voz), Dan Spitz (guitarra) e Charlie Benante (bateria). Acabou demitido em meio a várias tensões com seus ex-colegas. Sua vaga foi ocupada por Frank Bello, sobrinho e roadie de Benante. Com a troca de Turbin por Joey Belladonna, nascia a formação clássica da banda.

Leia também:  Noturnall abrirá shows de Bruce Dickinson no Rio, Ribeirão e SP

Pouco tempo depois, Dan montou o Nuclear Assault, outra importante banda de thrash metal, embora menos conhecida que o Anthrax. O projeto foi criado justamente ao lado de John Connelly, seu colega na ex-banda. Durou até 2022, quando, em um breve post nas redes sociais, o grupo anunciou o encerramento de suas atividades após quase quatro décadas e seis álbuns de estúdio lançados, além de trabalhos ao vivo e EPs.

Outro ícone thrash desfalcado

Curiosamente, o Anthrax não é a única banda de thrash metal a vir sem seu baixista para o Summer Breeze Brasil. O Overkill anunciou recentemente que D.D. Verni não estará com o grupo para a apresentação no festival. Em seu lugar estará David Ellefson, notório pelas décadas de contribuição ao Megadeth.

Summer Breeze Brasil 2024

Marcado para acontecer no Memorial da América Latina, o Summer Breeze Brasil 2024 também terá shows de Mercyful Fate, Gene Simmons, Sebastian Bach, Mr. Big, Epica, Hammerfall, Within Temptation, entre vários outros. Ingressos estão à venda no site Clube do Ingresso.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | TikTok | Facebook | YouTube | Threads.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasAnthrax realiza 1º show com Dan Lilker em 40 anos; veja setlist...
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades