O surpreendente melhor guitarrista do Nirvana, segundo Pat Smear

Integrante do Foo Fighters também participou dos últimos meses da banda de Kurt Cobain

Apesar de não ter sido um guitarrista dotado de técnica exuberante, Kurt Cobain é até hoje muito elogiado pelo aspecto criativo com que usava seu instrumento. No estouro de “Nevermind” ele era o único a exercer a função no Nirvana, o que manteria nas gravações de “In Utero” (1993).

Para a turnê deste último, no entanto, um reforço foi chamado para as seis cordas. Figura história do underground alternativo, Pat Smear se juntou aos colegas e permaneceu até o frontman encerrar as atividades da banda junto com sua vida.

- Advertisement -

Porém, de acordo com o integrante por curto espaço de tempo, nem ele nem o líder da empreitada eram o melhor na tarefa.

Em depoimento ao Howard Stern Show, resgatado pelo Far Out Magazine, o artista recordou um momento da excursão derradeira.

“Certa vez, estávamos nos bastidores de um show e Dave Grohl estava tocando guitarra. Kurt e eu passamos, olhamos para ele por um minuto, fomos para a sala ao lado e começamos a rir. Nós pensamos: ‘oh meu Deus, ele é melhor do que nós dois!’.”

A opinião de Dave Grohl sobre suas habilidades

Como compositor, Dave Grohl se baseia muito mais no conjunto da obra do que em suas habilidades individuais. E isso nunca mudará, como o próprio garantiu à Acoustic Guitar Magazine em 2006 – outro resgate do Far Out Magazine.

Leia também:  Os maiores desafios ao fazer o 1º Rock in Rio, segundo Roberto Medina

“Para ser totalmente honesto, não tenho a ambição de me aprimorar enquanto guitarrista. Aproveito um dia de cada vez. Eu me desafio com pequenas coisas, novos ritmos e novos padrões e novos acordes. Nunca tendo estudado teoria, quando descubro algo, a satisfação é ampliada porque penso: ‘Não sei o que é isso, mas, caramba, é legal!’ O processo natural de descoberta já é uma recompensa suficiente por si só.”

Dave sequer se considera talentoso, embora reconheça se tratar de uma questão relativa.

“Todos os dias, sinto-me honrado pela música e há uma compreensão maior que perseguirei durante toda a minha carreira. Não quero necessariamente ser o melhor, só quero entender mais o que faço. É como estar apaixonado por alguém – você continua a se apaixonar, continuamente, pela pessoa certa.”

Em 1999, durante uma performance promovendo o álbum “There is Nothing Left to Lose”, Grohl já havia sido mais específico sobre suas pretensões.

“Como guitarrista, acho que progredi nos últimos 20 anos – espero que sim. Porém, mais do que me tornar Yngwie Malmsteen, trata-se de encontrar novos lugares em mim para explorar a música. É uma busca sem fim. Eu estava escrevendo algo no piano outro dia e pensei: ‘Se um pianista talentoso se sentasse na minha frente, me pergunto o que ele acharia de como toco. É muito básico, mas acho lindo.’ E então percebi que isso é tudo que você precisa. Não tenho que ser Liberace, só preciso ser capaz de me expressar. Eu sinto o mesmo em relação à guitarra.”

Sobre Pat Smear

Atualmente com 64 anos, Georg Albert Ruthenberg nasceu em Los Angeles. Despontou na cena punk americana ao formar o Germs, em parceria com o vocalista Darby Crash. Em sua versão original, a banda durou de 1976 a 1980.

Leia também:  Por que o Evanescence foi “contracultura” em “Fallen”, segundo Amy Lee

Na década seguinte, participou de vários grupos temporariamente, além de ter tocado com a cantora Nina Hagen e lançado álbuns solo. Paralelamente, seguiu carreira como ator. Apareceu em séries como “Chips” e “Quincy M.E.”, além de filmes como “Blade Runner”, “Breakin’” e “Howard The Duck”.

Entre 1993 e 1994, integrou o Nirvana, participando da turnê do álbum “In Utero” e gravando o “MTV Unplugged”. Após o fim do grupo, seguiu com Dave Grohl no Foo Fighters, saindo em 1997 e retornando dez anos mais tarde, para seguir até hoje.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO surpreendente melhor guitarrista do Nirvana, segundo Pat Smear
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades