Como em outros anos, a edição 2024 do Lollapalooza Brasil foi marcada pela chuva. Embora não tenham sido registrados fortes temporais, a água não deu trégua especialmente na sexta (22) e no sábado (23), levando a outros problemas, a exemplo do lamaçal formado no Autódromo de Interlagos.
Não era apenas uma questão estética, pelo receio de sujar sapatos: o ambiente ficou perigoso. Como o autódromo é repleto de desníveis — e seu solo não é totalmente coberto por tapume ou asfalto —, ficou fácil para que o público escorregasse e até se machucasse, embora nenhuma ocorrência grave tenha sido reportada em 2024.
A situação leva a um debate frequente sobre o Lollapalooza Brasil: por que não realizá-lo em outro período do ano? O festival ocorre sempre no mês de março, quando se registra bastante chuva em São Paulo. Não é o melhor momento para grandes eventos a céu aberto.
Em entrevista ao Uol Splash, a diretora do festival, Leca Guimarães, foi direta ao explicar a razão para manter a realização no mesmo período. Segundo ela, trata-se de uma questão estratégica.
“Sobre a chuva de março, mês que acontece o Lolla, a gente tem que casar as agendas com todos os festivais e turnês grandes. Então, o que sobra para a gente são as águas de março.…”
A profissional se refere não apenas aos “concorrentes” realizados no Brasil — como Rock in Rio e agora The Town, sempre em setembro —, como também aos do exterior. Nesse sentido, dois pontos precisam ser considerados:
1) Muitos dos artistas trazidos para o Lollapalooza nacional também tocam nas edições de Chile e Argentina, além de eventos com outros nomes na Colômbia e no Paraguai. É preciso cruzar a agenda de todos esses festivais sul-americanos para contar com as mesmas atrações, que, por sua vez, reservam algumas semanas para excursionar pelo continente;
2) Tais artistas estabelecem, também, compromissos com festivais em outros países. Na Europa e América do Norte, vários eventos acontecem no meio do ano, quando está no verão ou na primavera por lá. Por isso, de fato, não sobram muitos meses para realizar o Lollapalooza Brasil — e Argentina e Chile, além do Asunciónico Paraguai e Estéreo Picnic Colômbia.
Sobre o Lollapalooza Brasil 2024
Promovido na última sexta-feira (22), sábado (23) e domingo (24), o Lollapalooza Brasil 2024 contou com shows de Blink-182, Kings of Leon, SZA, Offspring, Arcade Fire, Sam Smith, Titãs Encontro, Limp Bizkit, Greta Van Fleet, entre outros.
A cobertura completa do segundo dia de Lolla será publicada em breve neste site. Enquanto isso, clique aqui para saber como foi o show do King Gizzard & the Lizard Wizard, atração do Palco Alternativo que certamente merecia mais atenção.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.
Nenhuma ocorrência grave? Quem disse isso não presenciou uma mulher escorregar e torcer o pé INTEIRO para trás, completamente ficou invertido. Eu presenciei e ouvi o grito e o desespero dela. Produção foi colocar mais estrutura de easy floor no segundo dia? Por que não fizeram isso antes? Tá de brincadeira!