João Gordo ironiza após GNT decidir cancelar “Panelaço”

Vocalista do Ratos de Porão trava batalha judicial contra a produção do programa, alegando plágio do nome e formato

Nos últimos dias o canal pago GNT anunciou que o programa “Panelaço Ao Vivo” não terá segunda temporada. A principal alegação é de que a apresentadora Ana Clara não terá como dar prosseguimento ao projeto. Recentemente, ela foi anunciada no “Estrela da Casa”, reality show que estreia em setembro e vai misturar confinamento e música na Rede Globo.

A atração agora suspensa causou polêmica ano passado, quando foi lançada. O principal motivo foi a acusação de plágio da parte de João Gordo. Desde 2014, o vocalista do Ratos de Porão já usava o nome “Panelaço” em seu canal do YouTube. O formato das atrações também era bastante semelhante, misturando bate-papo e cozinha.

- Advertisement -

Com a notícia, João foi ao seu Instagram e ironizou a situação. A postagem pode ser conferida logo abaixo.

João Gordo, GNT e “Panelaço”

Viviane Torrico, esposa de João Gordo, falou ao site Terra Degusta sobre as ações que foram tomadas pela proteção do nome.

“A gente já entrou com dois processos, um por plágio, outro pelo nome. Vai fazer 10 anos que temos o ‘Panelaço’, foi um conceito desenvolvido depois do ‘cacerolazos’ que acontecia na Argentina, são manifestações populares, na maioria das vezes reivindicando algum direito. Pensando no que a gente queria transmitir, que era toda a filosofia vegana, a gente pensou nesse nome, até porque sou argentina e vivenciei muito essa época de ‘cacerolazos’.”

De acordo com o Observatório da TV, a Globo pagou para registrar a marca “Panelaço Ao Vivo” em agosto deste ano, enquanto o canal de João não possui registro. Ainda assim, Torrico acredita que é possível provar a originalidade da ideia. 

“Estamos pleiteando isso, temos muitas provas que demonstram que a gente fazia uso anterior do nome, mas para a lei provavelmente a gente não ganhe a parte do nome. A gente não fez o registro porque na época e hoje também era R$ 10 mil o registro, é um valor que não temos disponíveis para isso.”

Segundo Vivi, ela e o marido procuraram a Globo para conversar sobre a situação. Porém, não obtiveram retorno nem mesmo através de uma notificação extrajudicial. A empresa não se manifestou em nenhum momento de forma oficial.

Ratos de Porão e João Gordo atualmente

Em maio de 2022, o Ratos de Porão lançou seu álbum de inéditas mais recente, “Necropolítica”. Já em fevereiro do ano passado, a banda disponibilizou o disco “Isentön Päunokü”, em tributo ao grupo finlandês Terveet Kädet. 

Paralelamente, João Gordo deu início ao projeto Brutal Brega, junto do guitarrista e produtor Val Santos (Toyshop, Viper), que regrava clássicos brasileiros geralmente definidos como “brega” em roupagem voltada ao punk rock. Um disco homônimo, com releituras de Sidney Magal e Reginaldo Rossi, saiu em outubro de 2022.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

Leia também:  Bruce Dickinson tira fãs da zona de conforto e os recompensa com show de excelência em Brasília
ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasJoão Gordo ironiza após GNT decidir cancelar “Panelaço”
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades