O detalhe incrível que fazia Jimi Hendrix superar outros guitarristas, segundo Eddie Kramer

Engenheiro e produtor trabalhou com o saudoso músico ao longo de curta carreira e ficou impressionado com seu talento

Eddie Kramer é conhecido pelo trabalho conceituado como engenheiro de som e produtor. Ao longo de sua carreira, o profissional colaborou com nomes como Led Zeppelin, Kiss, Beatles, Rolling Stones, David Bowie e Santana. Mas, entre tantos instrumentistas com quem teve contato, Jimi Hendrix apresentou um diferencial. 

Ele participou da criação dos álbuns “Are You Experienced” (1967), “Axis: Bold as Love” (1967), “Electric Ladyland” (1968) e de vários outros projetos ao lado do artista e sua banda, Jimi Hendrix Experience. Como Kramer relatou recentemente para a Guitar World, era impressionante a sensibilidade e, ao mesmo tempo, técnica do saudoso guitarrista.

- Advertisement -

Ao definir o que seria o diferencial de Hendrix, o engenheiro de som afirmou:

“Não havia uma separação entre o que ele tocava fisicamente e o que seu cérebro e alma lhe diziam para tocar. As duas coisas estavam profundamente interligadas como uma única peça, ou seja, o cérebro, o coração, as mãos e os dedos, tudo era uma única expressão completa. Seu som tinha uma qualidade técnica única que desafiava a imaginação.”

Mesmo ouvindo tantos elogios relacionados ao talento de Hendrix, a experiência de assisti-lo conseguia superar qualquer expectativa, segundo o produtor sul-africano.

Leia também:  Bring Me the Horizon vem ao Brasil com Motionless in White, Spiritbox e The Plot in You

“Muitas vezes eu me perguntava: ‘Como ele fez isso? Como ele fez isso soar tão deslumbrante, mas agressivo?’. Ouvi coisas magníficas sobre ele enquanto trabalhava na sala de controle, mas ainda fiquei impressionado com o que ele conseguia fazer.”

O melhor solo de Jimi Hendrix

Na opinião de Kramer, é até difícil nomear o melhor solo criado pelo guitarrista. Ainda assim, ele tem um favorito: o de “Little Wing”, faixa lançada em 1967. O motivo está nas nuances presentes na guitarra. 

“Todos os solos foram brilhantes de seu próprio jeito. Mas o meu favorito é o de ‘Little Wing’, que começa com belos tons criados com o botão de volume, trazendo um som doce antes de partir para o solo. Essa mudança dinâmica é algo para se contemplar. É magnífico ao ponto de ser avassalador e extremamente emocional. Mas todas as músicas de Jimi apresentam diferentes níveis de brilho.”

Sobre Eddie Kramer 

Além de Hendrix, como mencionado, Eddie Kramer trabalhou como engenheiro de som para gigantes como os Beatles, Rolling Stones e Led Zeppelin. Nos anos 1970, se estabeleceu como produtor através da colaboração com o Kiss em vários dos seus álbuns mais bem-sucedidos. Ainda assinou obras do Whitesnake, Anthrax, Fastway, Triumph e Robin Trower, entre outros.

Leia também:  Ouça “The Piper’s Call”, nova música de David Gilmour

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO detalhe incrível que fazia Jimi Hendrix superar outros guitarristas, segundo Eddie...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades