Steve Hackett lamenta estado de saúde de Phil Collins: “ele não merece”

Ex-guitarrista do Genesis ficou sem palavras ao falar sobre problemas do colega baterista

É de conhecimento público que Phil Collins enfrenta problemas de saúde há alguns anos. Nos últimos tempos, a situação piorou: um problema na coluna o deixou incapaz de tocar bateria e dificultou bastante sua vida enquanto performer ao vivo.

Não à toa, o Genesis realizou uma turnê de despedida entre 2021 e 2022. A “The Last Domino?” contou com mais de 40 apresentações na América do Norte e Europa. Como artista solo, Collins não se apresenta desde outubro de 2019. Em ambas as configurações, ele subiu ao palco somente como cantor, sem tocar bateria.

- Advertisement -

Diante disso, Steve Hackett lamentou a situação do colega. Em entrevista ao Telegraph, o guitarrista do Genesis entre 1971 e 1977 reagiu de forma breve aos problemas vivenciados por Phil.

“Meu Deus. Sempre vou amar Phil. [Silêncio] Desculpe, estou sem palavras. Ele não merece o que aconteceu com ele.”

Steve Hackett (foto: Gabriel Ramos @gabrieluizramos)

O problema de Phil Collins

Phil Collins sofreu uma lesão em 2007, deslocando uma vértebra no pescoço, o que levou a danos em seus nervos das mãos. Em 2009, se submeteu a uma cirurgia na coluna cervical para corrigir o problema. No pós-operatório, perdeu a sensação nos dedos e só era capaz de segurar baquetas se fossem presas com fita adesiva em suas mãos.

Apesar de cirurgias subsequentes para tratar o dano nervoso, ele continua incapaz de segurar qualquer objeto com a mão esquerda.

Em 2021, o próprio Collins compartilhou alguns detalhes sobre seu caso. Em participação no programa BBC Breakfast (com transcrição via Ultimate Classic Rock), o músico confirmou que os problemas de saúde o impedem de tocar bateria.

“Estou um pouco debilitado fisicamente, o que é muito frustrante, porque eu adoraria estar lá tocando com meu filho. Eu adoraria, mas eu mal posso segurar uma baqueta com esta mão, então existem algumas coisas físicas no meio do caminho.”

Leia também:  Mr. Big faz 1º show com baterista brasileiro Edu Cominato; veja vídeos e setlist
Phil Collins, em foto de 2019 (foto: Ben Houdijk / Depositphotos)

Substituto familiar

Filho de Phil, Nic Collins assumiu as baquetas durante os shows finais do Genesis, após ter se apresentado com o pai em 2017. Segundo o veterano, isso foi determinante para convencer os colegas Tony Banks (teclados) e Mike Rutherford (guitarra e baixo) de que ele daria conta do recado.

À BBC Radio 2, em 2020, o orgulhoso pai comenta um pouco sobre as características do filho como baterista.

“Acho que ambos foram tomados pela forma como Nic meio que entendeu o que era preciso. E ele toca um pouco como eu quando ele quer – ele não toca quando não quer. Sou uma de suas muitas influências, é claro, sendo seu pai. Mas ele toca como eu e meio que tem a mesma atitude que eu. Então foi um bom começo.”

Phil Collins está “muito mais imóvel” agora, diz Mike Rutherford

Em entrevista de 2023 ao programa BBC Breakfast (transcrição via The Independent), Mike Rutherford contou que Phil Collins quase não se mexe mais. Ele afirmou:

“Como você sabe, Phil está um tanto… ele está muito mais imóvel agora do que costumava ser, o que é triste, mas na turnê ele estava de bom humor.”

Apesar disso tudo, Rutherford diz que o amigo está num bom lugar.

“Ele está bem agora, em casa, aproveitando a vida. Ele trabalhou tão duro pelos anos. Acho que ele está aproveitando o tempo em casa.”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasSteve Hackett lamenta estado de saúde de Phil Collins: “ele não merece”
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades