Como Ozzy, espólio de Donna Summer também critica Kanye West por sample não autorizado

Representantes da saudosa cantora alegam que rapper utilizou indevidamente a melodia da faixa "I Feel Love" em seu novo disco “Vultures”, criado em parceria com Ty Dolla $ign

Além de Ozzy Osbourne, outro nome também criticou Kanye West — hoje chamado apenas de Ye — por sample não autorizado. Agora, o espólio de Donna Summer alega que o rapper usou indevidamente o clássico “I Feel Love”, lançado pela cantora em 1977, em seu novo álbum “Vultures”, criado em parceria com Ty Dolla $ign e lançado na última sexta-feira (9).

Parte da melodia da música aparece na décima quarta faixa, “Good (Don’t Die)” (via Consequence). Como explicado em postagem do Instagram, o cantor pediu para utilizar a gravação, mas a solicitação não foi aceita, o que configura violação de direitos autorais. 

- Advertisement -

Os representantes da obra deixada pela cantora falecida em 2012 declararam: 

“Kanye West  pediu permissão para usar a música ‘I Feel Love’, de Donna Summer, mas o pedido não foi autorizado. Ele mudou as palavras, mandou alguém cantar ou usou inteligência artificial, mas ele usou ‘I Feel Love’. Isso é violação de direitos autorais!!”

Na publicação, o espólio ainda marcou Sharon Osbourne, empresária e esposa do Madman. Anteriormente, a manager havia comentado que uma notificação extrajudicial pelo sample de “Iron Man” no disco mencionado seria enviada para Ye. 

Caso de Ozzy Osbourne

Ozzy Osbourne não gostou nada de saber que Kanye West usou o trecho de uma música do Black Sabbath durante um evento que promoveu o novo álbum do artista, “Vultures”, na última quinta-feira (8).

Por meio de uma publicação no X/Twitter, o vocalista revelou que o rapper pediu autorização para usar um trecho da versão ao vivo de “Iron Man” tocada por Osbourne durante show no US Festival, em 1983. Mesmo com a negativa, o artista — descrito pelo veterano do heavy metal como “antissemita” — resolveu utilizá-la durante o evento.

Ozzy declarou:

“Kanye West pediu permissão para usar como sample um trecho da performance ao vivo de ‘Iron Man’ do US Festival, sem vocais. O pedido foi negado, pois ele é um antissemita e causou desgosto incalculável a várias pessoas. Mesmo assim, ele foi adiante e usou o sample na festa de lançamento de seu álbum na noite passada. Não quero nenhuma associação com este homem!”

Em mensagem anterior, o Madman disse que a canção era “War Pigs” — que não foi tocada por ele durante seu show no US Festival, em 29 de maio de 1983. Depois, ele se corrigiu e apontou que era “Iron Man”.

Kanye West e o antissemitismo

West gerou controvérsia nos últimos anos por posicionamentos considerados antissemitas. No fim de 2022, o rapper foi banido de redes sociais por acusar o colega de profissão Diddy de ser manipulado por judeus (após ser criticado por usar uma camiseta com os escritos “White Lives Matter”) e dizer que iria adotar “death con 3 em relação aos judeus”, uma referência ao termo Defcon (estado de alerta usado pelas Forças Armadas americanas). Também disse “amar” nazistas e Adolf Hitler em uma transmissão ao vivo no site InfoWars.com.

No fim de 2023, voltou a ganhar manchetes por fazer um discurso contra judeus. Além de se comparar a Hitler e a Jesus Cristo, ele disse:

“Eu ainda mantenho alguns judeus perto de mim. Como empresários? Não. Só deixo fazerem minhas joias. […] Eu estava lidando com um advogado de divórcio e expliquei para ele qual era o meu problema. E a resposta dele foi: ‘se você continuar com essa retórica antissemita, você não vai poder ver seus filhos’. Eu não poderia ter uma opinião, ou não poderia ver meus filhos. Vocês sabem com quem estão mexendo? Eu sou um intermediário de Deus.”

Na música “Vultures”, de ¥$ em parceria com Kanye e Bump J, o rapper canta em um trecho: “Como posso ser antissemita? Eu acabei de transar com uma p*ta judia”.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasComo Ozzy, espólio de Donna Summer também critica Kanye West por sample...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades