Realizada na última quinta-feira, a abertura do Carnaval do Recife contou com uma celebração a Chico Science. Falecido em 1997, o líder da Nação Zumbi e principal responsável pela popularização nacional do movimento manguebeat apareceu em um holograma feito por IA.
Francisco de Assis França é um dos homenageados dos festejos em 2024 na capital pernambucana. A outra personalidade celebrada é a compositora, dançarina e cantora Lia de Itamaracá. Considerada a cirandeira mais conhecida do Brasil, ela completou 80 anos no último dia 12 de janeiro.
A música escolhida para a performance foi “A Praieira”. Registros amadores feitos pelo público podem ser conferidos nas postagens abaixo do X/Twitter.
A noite ainda contou com a apresentação de “Recife Cidade do Mangue”, conduzida por Louise França, única filha do artista. Também participaram Céu, Isadora Melo, Ylana, Jorge du Peixe, Maciel Salu, Toca Ogan e Nailson Vieira.
Em declaração ao Terra, Louise disse:
“Tudo isso é por ele e para ele, que tenho orgulho de chamar de pai. Essa festa é a cara de Chico Science. Estou muito honrada e feliz.”
O holograma feito por IA
Em repercussão do jornal O Globo, o repórter de cultura do Jornal do Commercio, Emannuel Bento, explicou o feito através de suas redes sociais.
“Com o uso de inteligência artificial, a voz do cantor foi reconstruída através de arquivos de áudio. O vídeo foi captado por um ator, mas o rosto também foi construído a partir de fotos de arquivo.”
A morte de Chico Science
Chico Science morreu no dia 2 de fevereiro de 1997, aos 30 anos. Em uma triste coincidência, o artista estava justamente se deslocando entre as cidades de Recife e Olinda, planejando uma apresentação da Nação Zumbi no carnaval pernambucano.
Por volta das 18h30, o carro que dirigia foi fechado por outro veículo, fazendo-o colidir com um poste de iluminação. Minutos depois, um ônibus passou e um policial militar que estava no veículo socorreu Chico, que apresentava múltiplas fraturas no rosto e tórax. Ele chegou ao hospital já sem vida.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.