Roger Waters elege a letra mais forte do Pink Floyd em “Dark Side of the Moon”

“A ideia é: ‘preste atenção, você só tem uma chance, tente aproveitar ao máximo’”, comentou o músico a respeito de tal canção

Para Roger Waters, o álbum “The Dark Side of the Moon” (1973) traz questões fundamentais sobre a existência humana. Entre as dez faixas do disco clássico do Pink Floyd, o músico, creditado na composição, considera que um trecho específico de uma das canções é ainda mais forte do que os outros. 

Durante um vídeo respondendo dúvidas de fãs nas redes sociais — como forma de divulgar a regravação “The Dark Side of the Moon Redux” —, ele destacou o fato (via American Songwriter). Quando perguntado sobre a letra que conversa mais com quem é hoje do que no passado, o artista elegeu uma parte de “Breathe”: “all you touch and all you see is all your life will ever be” (em português, “tudo que você tocar e tudo que você ver é tudo o que sua vida sempre será”). 

- Advertisement -

Ao justificar a escolha, o ex-integrante do Pink Floyd citou, primeiramente, a relação entre tal gravação e “Eclipse” — que, em suas palavras, expressam ideais semelhantes:

“Eu obviamente olhei para todas as músicas ao regravar o disco recentemente. A última música que eu compus em 1972 para o ‘The Dark Side of the Moon’ foi ‘Eclipse’. Eu acho que em algum momento diz ‘tudo que você tocar e tudo que você ver é tudo o que sua vida sempre será’ [nota: diz na verdade ‘tudo o que você toca, tudo o que você vê, tudo o que você prova, tudo o que você sente’]. É na verdade uma parte de ‘Breathe’, que está no início do álbum. E não é reiterado, mas elas são o início e o fim de uma mesma ideia.”

Por fim, explicou o significado, ressaltando que a letra continua com a mesma importância que tinha antigamente:

Leia também:  A música do Metallica que Lars gostaria de ouvir o Deep Purple tocar

“A ideia é: ‘preste atenção, você só tem uma chance, tente aproveitar ao máximo’. Você fica mais feliz por expressar sua empatia e amor por outros seres humanos do que por colonizá-los, escravizá-los, matá-los, roubá-los e tirá-los de sua terra, sua vida e sua liberdade, e todas as outras coisas que colonialistas fazem com suas vítimas. Isso não significa mais do que significava antes, significava o mesmo.” 

A melhor música do álbum, segundo Roger Waters

Roger Waters atribui à faixa “Breathe” a letra mais forte do “The Dark Side of the Moon”. Mas, de maneira geral, o músico acredita que outra música do disco é superior.

Durante documentário de 2003 sobre o trabalho, ele descreveu “Us and Them” como a melhor canção.

“Eu não ouço essa peça do início ao fim há, eu acho, 20 anos. Foi fascinante ver como ela se mantém forte. ‘Us and Them’ provavelmente também resistiu ao teste do tempo, se não melhor do que qualquer uma das outras músicas do disco.”

Pink Floyd e “The Dark Side of the Moon”

Oitavo álbum de estúdio do Pink Floyd, “The Dark Side of the Moon” é seu trabalho mais bem-sucedido, com cerca de 45 milhões de cópias vendidas mundialmente. Permaneceu 741 semanas consecutivas na parada norte-americana, entre 1973 e 1988.

O material foi desenvolvido em performances ao vivo, com boa parte sendo executada nos palcos antes mesmo das gravações. Foi concebido como um trabalho conceitual focado nas pressões enfrentadas pela banda e os problemas de saúde mental do ex-membro Syd Barrett, que deixou o grupo em 1968.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesRoger Waters elege a letra mais forte do Pink Floyd em “Dark...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades