Acontece em Paraty, entre os dias 14 e 16 de junho, a primeira edição do Maraty. O festival trará shows, filmes e workshops com entrada franca para a cidade histórica localizada no litoral sul do Rio de Janeiro.
As primeiras atrações confirmadas são Ritchie (foto), Renato Teixeira, Dona Onete, Terno Rei e Trio Mocotó. As apresentações acontecerão em um palco montado na Praia do Pontal, ao lado do Centro Histórico de Paraty.
Cada edição do evento deve, ainda, prestar uma homenagem a um grande artista. Para a primeira realização, a escolha foi por Elis Regina, que será celebrada com um debate sobre sua vida e obra e a exibição do documentário “Elis e Tom, Só Tinha de Ser com Você”, narrando a produção do álbum clássico, que completa 50 anos em 2024.
Além disso, o festival será aberto, na noite de sexta-feira, 14 de junho, com um show especial em tributo a Elis. A apresentação será dirigida pelo produtor musical João Marcello Bôscoli, filho da cantora.
Ritchie, Renato Teixeira, Dona Onete, Terno Rei e Trio Mocotó se juntarão a outros nomes nacionais, e a pelo menos duas atrações internacionais, que serão anunciados nas próximas semanas.
Sobre o Maraty
Com curadoria do produtor musical João Marcello Bôscoli e do jornalista André Barcinski e produção de Leandro Carbonato, o festival Maraty terá atrações em diversos pontos da cidade: shows, debates, workshops e exibição de filmes sobre música. A organização do evento também conta com Carlos Pitchu na direção de Marketing e Parcerias.
Em nota, a organização afirma que o evento tem como proposta ser “imersivo e tranquilo, sem atrações simultâneas e que permita ao público prestigiar todos os artistas que se apresentarem no festival e participar de debates e workshops”. O comunicado também antecipa alguns detalhes de sua realização:
-> Na Praia do Pontal, ao lado do Centro Histórico, um grande palco terá shows nacionais e internacionais de artistas de diferentes estilos, do rock ao soul, do afrobeat ao eletrônico, do jazz de vanguarda à música de raiz.
-> Um palco-balsa itinerante, montado especialmente para o evento, levará alguns dos artistas do festival para apresentações em comunidades de ilhas e regiões costeiras mais distantes da cidade.
-> No Cinema da Praça, uma mostra de documentários musicais celebrará grandes nomes da música brasileira, enquanto um espaço em frente à Igreja de Santa Rita promoverá debates sobre nossa música, com presença de artistas e pesquisadores musicais.
-> Artistas do festival também participarão de ciclos de workshop com estudantes da rede pública de ensino e moradores da região.
A prefeitura de Paraty apoia o festival e o incluiu no calendário de eventos oficial da cidade. A programação completa será divulgada em breve.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.