Filho de Renato Russo pede ao TikTok remoção de vídeos bolsonaristas com “Que País É Este”

Segundo documento obtido pela Folha de S. Paulo, Giuliano Manfredini diz que posts têm “caráter político e ideológico alheios” aos defendidos pelo pai em vida

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro têm publicado vídeos no TikTok com a música “Que País É Este”, da Legião Urbana, para criticar o governo atual e pedir a volta do político, atualmente inelegível. Diante do cenário, Giuliano Manfredini, filho do vocalista Renato Russo, solicitou a remoção desses conteúdos.

Segundo informações da colunista Mônica Bergamo para a Folha de S. Paulo, o empresário e produtor cultural enviou uma notificação extrajudicial à ByteDance, proprietária da rede social. Até o momento, sete perfis da plataforma foram citados como responsáveis pelos compartilhamentos.

- Advertisement -

Ao longo do documento, Giuliano destaca que as postagens apresentam “caráter político e ideológico alheios” aos defendidos pelo pai em vida. Ainda diz não querer que a canção seja usada “em prol de posicionamentos de direita, especialmente aqueles que enaltecem o governo Bolsonaro”.

Sendo assim, Manfredini deseja não só a exclusão das publicações, como também que os dados cadastrais e os registros de IPs de cada um dos envolvidos sejam disponibilizados. Henrique Ventureli, da banca Furtado de Oliveira Advogados, que o representa, declarou à Folha: 

“A gente espera que o TikTok atenda ao nosso pedido. Se não surtir nenhum efeito, obviamente vamos optar pela via judicial.”

Por fim, o advogado acrescentou:

“Não é do interesse do Giuliano, na condição de defensor do patrimônio do pai, que essa música seja vinculada a um ou outro lado da disputa política. Ele não quer limitar o uso da canção, mas também não quer que ela vire um hino do bolsonarismo, com o qual ele não compactua.”

O TikTok ainda não se manifestou.

Leia também:  Quando Courtney Love acusou família Osbourne de roubar sua TV gigante

Giuliano Manfredini e Legião Urbana

Em novembro último, Giuliano Manfredini declarou à Justiça do Rio de Janeiro que a polícia investiga uma suspeita de desvio de cerca de R$ 20 milhões nas contas da Legião Urbana Produções Artísticas Ltda. A empresa foi criada po rRenato Russo em 1987, visando administrar seus direitos autorais, além de cuidar do licenciamento de obras e da produção de discos.

O inventário judicial em razão da morte do músico, ocorrida em 1996, transferiu todas as cotas do cantor para o empresário de 34 anos, seu único herdeiro. Em documento enviado à Justiça no dia 24 de outubro e obtido pelo colunista Rogério Gentile, da Folha de São Paulo, Giuliano afirmou que uma auditoria revelou uma “situação caótica” nas contas e um prejuízo em torno de R$ 20 milhões, “por meio de desvios e dilapidações do patrimônio econômico e artístico deixados pelo artista Renato Russo”.

Leia também:  Gene Simmons opina por que Trump acabará voltando à presidência dos EUA

Outro assunto relacionado ao grupo também está na Justiça. A 4ª Turma do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) decidiu em 2022 por um novo julgamento de um recurso relacionado à divisão de lucros de uma turnê realizada por Dado Villa-Lobos (guitarra) e Marcelo Bonfá (bateria), remanescentes da Legião Urbana, em 2015. A Legião Urbana Produções Artísticas busca obter parte da renda gerada pela excursão, que celebrou os 30 anos do álbum de estreia da banda.

Segundo a decisão, os desembargadores não analisaram todos os argumentos dos interessados. Os músicos haviam sido condenados a repassar um terço dos lucros da turnê à empresa herdada por Giuliano Manfredini.

Em junho de 2021, o STJ já havia autorizado Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá a se apresentarem usando o nome Legião Urbana em meio a protestos da empresa do filho de Renato Russo. De acordo com os ministros na ocasião, os músicos contribuíram para a popularização do grupo e deveriam ter direito a se valer do nome da banda exclusivamente para fins artísticos.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasFilho de Renato Russo pede ao TikTok remoção de vídeos bolsonaristas com...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades