Os 75 momentos mais importantes da história da TV, segundo o Emmy

Homenagem será feita nesta segunda-feira (15), durante a edição 2024 da premiação

O Emmy Awards de 2024 será realizado na noite desta segunda-feira (15) no Peacock Theatre em Los Angeles, Califórnia. A edição havia sido adiada por conta das sucessivas greves em Hollywood.

Celebrando a 75ª edição da premiação, a organização reuniu um comitê de autoridades quando o assunto é TV. Eles escolheram os 75 momentos mais importantes na história da caixa dos sonhos, ainda influente e adaptada aos avanços tecnológicos.

- Advertisement -

Diz uma mensagem oficial:

“Em comemoração ao 75º aniversário do Emmy Awards, convidamos os membros da Academia de Televisão a revisar várias centenas de programas e notícias. Em seguida, eles votaram naqueles que eles acharam ter o maior impacto no público. Como resultado temos uma visão emocionante das experiências televisivas que moldaram nossa cultura e sociedade.”

O Emmy Awards 2024 vai ao ar a partir das 22h de Brasília na TNT (TV) e na HBO Max (streaming). Confira o ranking:

Os 75 momentos mais importantes da história da TV, segundo o Emmy

1. Após a Apollo 11 pousar na lua, em 1969, o astronauta Neil Armstrong proclama ao vivo: “Um pequeno passo para um homem, um salto gigantesco para a humanidade”.

2. A cobertura dos ataques terroristas ao World Trade Center, em Nova York, no dia 11 de setembro de 2001.

3. A primeira performance dos Beatles no The Ed Sullivan Show, em 1964.

4. O primeiro episódio da série “Roots”, onde vemos o recém-nascido Kunta Kinte suspenso ao ar por seu pai, uma imagem de liberdade e possibilidade.

5. Walter Cronkite anuncia ao vivo a morte do então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy.

6. Martin Luther King Junior proclama seu icônico discurso “Eu tenho um sonho” em Washington.

7. O episódio 1065 de “Mister Rogers’ Neighborhood” quando Fred Rogers convida o policial Clemmons (François Clemmons) a compartilhar uma piscina em um dia quente.

8. O episódio “Goodbye, Farewell and Amen”, da série “M*A*S*H”, quando B.J. (Mike Farrell) dá a Hawkeye (Alan Alda) um passeio até seu helicóptero, dizendo que deixou uma nota desta vez. Quando o helicóptero decola, Hawkeye vê a palavra “adeus” soletrada com pedras.

9. A MTV vai ao ar em 1980, com o videoclipe “Video Killed the Radio Star”, do The Buggles.

10. Vai ao ar o primeiro episódio de “Saturday Night Live”, apresentado por George Carlin.

11. A primeira performance de Elvis Presley no The Ed Sullivan Show.

12. A cobertura ao vivo da CNN para o lançamento e subsequente explosão da nave Challenger.

13. O episódio “The Puppy Episode de “Ellen”, quando a protagonista diz a Susan (Laura Dern) que é gay, transmitindo inadvertidamente o anúncio pelo sistema de avisos do aeroporto.

14. O especial “A Charlie Brown Christmas”, quando Linus conta o verdadeiro significado do Natal a Charlie Brown.

15. O episódio 10.8 de “The Carol Burnett Show”. Starlett (Carol Burnett) faz um vestido com as cortinas (e hastes) de sua plantação.

16. A cobertura da fuga de O.J. Simpson.

17. O episódio “Lucy Does a TV Commercial”, de “I Love Lucy”. Lucy (Lucille Ball) fica intoxicada enquanto ensaia para um comercial de televisão derrubando colheres de vitameavegamina, um elixir de vitamina com álcool.

18. O primeiro debate presidencial Kenney-Nixon, em 1960.

19. O episódio “Sammy’s Visit”, de “All in the Family”. Enquanto pegava uma pasta que deixou no carro de Archie (Carroll O’Connor), Sammy Davis, Jr. a beija na bochecha enquanto uma foto está sendo tirada.

20. A divulgação do vídeo contendo o assassinato de George Floyd.

21. O epísódio “A House Divided”, de “Dallas”. J.R. (Larry Hagman) entra em seu escritório externo para tomar uma bebida. Ao sair para investigar um barulho, é morto a tiros por um agressor desconhecido.

22. O episódio “Chuckles Bites the Dust”, do “The Mary Tyler Moore Show”. Depois de advertir seus amigos para tratar a morte de Chuckles de maneira mais contida, Mary (Mary Tyler Moore) começa a rir incontrolavelmente durante o funeral.

Leia também:  Por que é difícil assistir a “The Beatles: Get Back”, segundo David Gilmour

23. A cobertura ao vivo da insurreição ao Capitólio, no dia 6 de janeiro de 2021.

24. Episódio “Abyssinia, Henry”, de “M*A*S*H”. Radar (Gary Burghoff) entra na sala de operações para anunciar que o avião do coronel Blake foi abatido e não havia sobreviventes.

25. A estreia do episódio “Gordon apresenta Sally à Vil Sésamo”, onde Gordon (Matt Robinson) dá as boas-vindas a uma garota chamada Sally na vila.

26. O episódio “The Last Newhart”, encerrando a série “Newhart”. Bob acorda Emily para contar o sonho estranho que acabara de ter sobre um estalajadeiro em uma pequena cidade de Vermont.

27. Episódio “The Soup Nazi”, de “Seinfeld”. Elaine é rejeitada pela cozinha de sopa quando ofende o “Soup Nazi”.

28. O discurso de Barack Obama após sua primeira eleição, proclamando que “A mudança chegou à América”.

29. O primeiro programa “60 Minutes”, com a cobertura do debate presidencial Nixon-Humphrey.

30. O episódio “Lucy Goes to the Hospital” de “I Love Lucy”, quando Lucy dá à luz Ricky.

31. O episódio piloto de “Breaking Bad”. Walter (Bryan Cranston), fugindo de sirenes, leva seu trailer para uma vala. Ele tropeça de cuecas e grava uma mensagem de vídeo para a família.

32. Episódio “Meet the Bunkers”, de “All in the Family”. Mike (Rob Reiner) e Gloria (Sally Struthers) planejam uma festa surpresa para comemorar o 22º aniversário de Archie (Carroll O’Connor) e Edith (Jean Stapleton).

33. O tapa de Will Smith em Chris Rock durante a cerimônia 2022 do Oscar.

34. A divulgação do vídeo em que quatro policiais espancam Rodney King.

35. A animação “Conjunction Junction”, explicando a principal função das conjunções.

36. O episódio “Made in America”, de “Os Sopranos”. Os sopranos se encontram em uma lanchonete e sentam -se juntos. A campainha toca e, quando Tony (James Gandolfini) olha para cima, a tela escurece.

37. A transmissão ao vivo do Live Aid.

38. A cobertura do julgamento de O.J. Simpson.

39. “Simpsons Roasting on an Open Fire”, o episódio de estreia de “Os Simpsons” como uma série avulsa.

40. Episódio “Time Enough at Last”, de “The Twilight Zone” – “Além da Imaginação”. Depois de uma catástrofe nuclear, o solitário Harry Bemis (Burgess Meredith) fica com o tempo todo no mundo para ler seus amados livros. Mas seus óculos quebram, o deixando praticamente cego.

41. A inauguração da CNN, com Ted Turner, David Walker e Lois Hart apresentando o primeiro noticiário.

42. O episódio “Everyone’s Waiting”, de “Six Feet Under”. Em imagem acelerada, vemos eventos marcantes na vida dos personagens principais e, finalmente, suas mortes.

43. Em “Maude’s Dilemma”, da série “Maude”, Maude (Bea Arthur) e Walter (Bill Macy) admitem que nenhum deles quer particularmente um filho e que o aborto é a escolha certa nesta fase de suas vidas.

44. Kelly Clarkson vence a primeira temporada de “American Idol”.

45. No segundo episódio de “Roots”, Kunta Kinte (Levar Burton) é chicoteado repetidamente enquanto recebe seu nome, com as agressões cessando apenas quando ele cede e se nomeia Toby.

46. O curta “What’s Opera, Doc?”, de “Merry Melodies”. Gaguinho (como Siegfried) leva o aparentemente morto Pernalonga (como Brunhilde) para Valhalla.

47. A estreia do episódio “The Engagement”, de “The Golden Girls”. A mãe de Dorothy (Bea Arthur), Sophia (Estelle Getty), se muda inesperadamente com ela e as colegas de quarto Rose (Betty White) e Blanche (Rue McClanahan).

48. A MTV estreia o videoclipe “Thriller”, de Michael Jackson.

49. A edição do “The Oprah Winfrey Show” em que a apresentadora dá um carro para cada pessoa na plateia.

Leia também:  Por que é difícil assistir a “The Beatles: Get Back”, segundo David Gilmour

50. O primeiro beijo interracial da televisão, protagonizado pelo Capitão Kirk (William Shatner) e Uhura (Nichelle Nichols) no episódio “Plato’s Stepchildren”, de “Jornada Nas Estrelas”.

51. Episódio “The Rains of Castamere”, de “Game of Thrones”. No casamento de Robb (Richard Madden), Catelyn (Michelle Fairley) revela as correntes sob as roupas de Bolton (Michael McElhatton). Assim que a esposa de Robb é assassinada, o próprio é atingido com flechas e as gargantas de seus homens são cortadas.

52. “The Last Show”, do “The Mary Tyler Moore Show”. O grupo se reúne na redação para se despedir um do outro, culminando em um abraço que se arrasta em massa em direção a uma caixa de lenços de papel. Depois que todos os outros saem, Mary (Mary Tyler Moore) sorri antes de desligar as luzes e fechar a porta.

53. “Where is Everybody?”, de “The Twilight Zone”. Episódio com um homem aparentemente sozinho em uma pequena cidade.

54. “Farewell, Mr. Hooper”, de “Vila Sésamo”. O ator que interpretava Mr. Hooper morre e o ocorrido é levado ao programa, visando explicar às crianças como lidar com o momento.

55. O filme televisivo “The Day After”. Ciente de que está morrendo de exposição à radiação após uma guerra nuclear, o Dr. Oakes (Jason Robards) retorna a uma bombardeada Kansas City. Lá encontra pessoas que lhe oferecem comida, o que o leva a desabar e chorar.

56. “Long, Long Time”, de “The Last of Us”. Bill (Nick Offerman) coloca uma dose letal de comprimidos para dormir no vinho de Frank (Murray Bartlett) e revela que também envenenou sua própria bebida.

57. A estreia do “The Nat King Cole Show”, com The Boataneers e Gordon Jenkins and his Orchestra.

58. A transmissão do funeral da Princessa Diana de Gales.

59. A coroação da Rainha Elizabeth II.

60. O primeiro episódio de “Lost”. Após um horrível acidente de avião, 48 sobreviventes se encontram em uma ilha tropical desconhecida e cheia de segredos.

61. O show do intervalo do Super Bowl XXXVIII. Justin Timberlake rasga a roupa de Janet Jackson e expõe o seio direito da cantora.

62. O episódio 14757 de “General Hospital”. Luke (Anthony Geary) e Laura (Genie Francis) se casam.

63. A cobertura dos tumultos em Los Angeles após o julgamento dos policiais que espancaram Rodney King.

64. O episódio “Winter is Coming”, de “Game of Thrones.

65. Whitney Houston canta o hino nacional antes do Super Bowl XXV.

66. O episódio de estreia de “The French Chef”, em que Julia Child faz um Boeuf Bourguignon.

67. O episódio de estreia de “The Real World”, na MTV.

68. O último episódio de “Friends”.

69. O episódio inaugural de “Julia”, apresentando a mãe solteira e viúva Julia Baker (Diahann Carroll).

70. O episódio piloto de “Will & Grace”. Will (Eric McCormack) coloca sua amizade em risco quando diz a Grace (Debra Messing) que ela está cometendo um erro se casando.

71. Peter Pan ensina crianças a voar na série homônima.

72. O primeiro programa “Meet the Press”, com o convidado James Farley, ex-mestre geral e presidente do Comitê Nacional Democrata.

73. O último episódio de “Cheers”. Sam (Ted Danson) olha ao redor do bar vazio no final e diz: “Eu sou o filho da mãe mais sortudo do mundo”.

74. O episódio “The Dsneyland Story”, de “Disneylândia”, com uma prévia do que seria o parque homônimo.

75. Bette Midler canta “One More for My Baby” no The Tonight Show, na despedida de Johnny Carson.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioListasOs 75 momentos mais importantes da história da TV, segundo o Emmy
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades