A música que convenceu Dave Grohl a entrar para o Nirvana

Muita gente nem imagina, mas o líder do Foo Fighters foi nada menos que o sexto baterista da banda de Kurt Cobain

Dave Grohl é o baterista definitivo da carreira do Nirvana. A ponto de muita gente sequer saber que a banda teve outros. Mas antes dele, nada menos que cinco músicos ocuparam a posição. Pela ordem: Aaron Burckhard, Dale Cover, Dave Foster, Chad Channing (que gravou o álbum de estreia, “Bleach”) e Dan Peters – além de Mark Pickerel (Screaming Trees) ter realizado gravações como convidado.

Porém, o atual líder do Foo Fighters já conhecia o grupo de Kurt Cobain. Em entrevista ao radialista Howard Stern (transcrita pelo Far Out Magazine), ele recordou até a canção que o convenceu a se tornar um integrante.

- Advertisement -

Como imaginado, ela veio do debut.

“Eu ouvi ‘Bleach’, pois foi um disco que se tornou conhecido no underground. Era um punk rock barulhento e dissonantes, com várias músicas bem legais. Especialmente ‘About a Girl’. Ela parecia algo dos Beatles no início da carreira. Soa como uma criação de Lennon e McCartney. Fiquei surpreso ao constatar que Kurt sabia fazer algo nessa linha.”

Dave Grohl, Nirvana e Melvins

A recomendação de Grohl para Cobain acontece através de Buzz Osborne, eterno líder do Melvins. O produtor Butch Vig lembra:

Leia também:  A opinião de Phil Collins sobre músicas solo e do Genesis em “Psicopata Americano”

“Kurt me ligou falando: ‘Butch, acabamos de contratar o melhor baterista do mundo. Não estou brincando, ele é o melhor baterista do mundo. Ele é incrível, cara’, e desligou.”

Nirvana e “Bleach”

Com o estouro posterior do Nirvana, “Bleach” teve 3 milhões de cópias comercializadas, se tornando o disco mais vendido da história do selo Sub Pop. As gravações começaram na véspera de natal de 1988. A ideia inicial era fazer um EP, mas as sessões foram produtivas e renderam um álbum.

O guitarrista Jason Everman foi creditado e apareceu na capa, embora não tenha tocado. Foi uma forma de a banda agradecê-lo por ter ajudado a bancar o estúdio. Ele participou da turnê.

Leia também:  Bring Me the Horizon vem ao Brasil com Motionless in White, Spiritbox e The Plot in You

Originalmente o trabalho se chamaria “Too Many Humans”. O título foi alterado após Kurt Cobain ver um anúncio de saúde pública que recomendava usuários de drogas injetáveis a esterilizar (bleach) suas agulhas antes do uso.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesA música que convenceu Dave Grohl a entrar para o Nirvana
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades