A música solo de Bruce Dickinson que Rob Halford e Dio (ou Geoff Tate) cantariam

“Shadow of the Gods” estará em “The Mandrake Project”, álbum que o vocalista do Iron Maiden lança em março

No início do século atual, o mundo do heavy metal foi sacudido pelos rumores de um projeto reunindo três de suas grandes vozes. O The Three Tremors contaria com Bruce Dickinson, Rob Halford e um terceiro nome, que de acordo com as manchetes seria Geoff Tate, à época ainda no Queensrÿche.

Anos se passaram e o frontman do Iron Maiden revelou que originalmente o representante americano da empreitada seria outro: Ronnie James Dio. Curiosamente, à época da divulgação original, o nome do baixinho sequer foi cogitado.

- Advertisement -

Uma música que faria parte do repertório já é velha conhecida do público: a faixa-título de “Tyranny of Souls”, álbum lançado por Bruce em 2005. Seu próximo lançamento, “The Mandrake Project”, trará mais uma. O próprio revelou ao Wall of Sound, da Austrália, com transcrição do Blabbermouth:

‘Shadow of the Gods’ foi composta na mesma época da ‘Tyranny of Souls’ ou logo depois. Porque Roy (Roy Z, músico, produtor e colaborador de longa data de Bruce) e eu estávamos trabalhando na ideia de fazer um projeto chamado The Three Tremors, que seríamos eu, Rob Halford e Ronnie James Dio fazendo um álbum juntos e depois saindo em turnê. Bem, isso nunca aconteceu porque Ronnie, infelizmente, faleceu (nota da redação: não faz o mínimo sentido, já que a especulação do projeto data de uma década antes da morte de Ronnie). A ideia talvez fosse envolver Geoff Tate e isso não deu certo.”

“Tyranny of Souls” e “Shadow of the Gods”

Dickinson reconhece que a ideia original era tentar adaptar as composições à possibilidade de incluir o trio de cantores. A ponto de o ouvinte mais atento poder identificar onde cada um entraria.

“Como acabou não vingando, decidi fazer tudo por conta própria. Mas há referências. Se você prestar atenção, a abertura de ‘Tyranny of Souls’ é o discurso das três bruxas de ‘Macbeth’. E, claro, se houvesse três cantores, você colocaria todos eles no palco, [cantando] ‘Quando nós três nos encontraremos de novo?’ E, de fato, as três primeiras linhas teriam sido cantadas por mim, depois por Rob e depois por Geoff Tate. Então, na versão demo, você sabe, eu estava tipo, ‘Quando nós três nos encontraremos de novo?’ E então farei a voz do Rob, [cantando de forma mais agressiva] ‘No trovão, no relâmpago ou na chuva?’ Então você pergunta, [cantando com uma voz limpa e estridente] ‘Quando o tumulto acabar?’ E então o refrão somos nós três, ‘A tyranny of souls’. De qualquer forma, isso nunca aconteceu. Então eu disse: ‘Bem, dane-se. Vou fazer todas as partes sozinho e torná-lo mais parecido com o meu estilo de cantar.’”

A nova faixa também apresenta algumas características facilmente perceptíveis.

“Basicamente a mesma coisa aconteceu com ‘Shadow of the Gods’. Então, quando o riff pesado acontece a dois terços da música, as pessoas dizem ‘Uau, isso parece um Judas Priest vintage’. Eu respondo ‘Sim, bem, adivinhe quem deveria estar cantando aquela parte?’.”

Bruce Dickinson, “The Mandrake Project” e a turnê brasileira

“The Mandrake Project” sai no dia 1º de março. O tracklist reúne 10 faixas, incluindo uma versão retrabalhada para “If Eternity Should Fail” – aqui rebatizada “Eternity Has Failed” – originalmente presente em “The Book of Souls” (2015), do Iron Maiden.

Em 2024, Bruce Dickinson vem duas vezes ao Brasil para shows. A primeira acontece como artista solo. Eis as datas:

24/04 Curitiba (Live Curitiba)
25/04 Porto Alegre (Pepsi On Stage)
27/04 Brasília (Opera Hall)
28/04 Belo Horizonte (Arena Hall)
30/04 Rio de Janeiro (Qualistage)
02/05 Ribeirão Preto (Quinta Linda)
04/05 São Paulo (Vibra São Paulo)

No segundo semestre, o Iron Maiden realiza mais dois shows da “The Future Past Tour” no país. Ambas acontecem no Allianz Parque, em São Paulo, dias 6 e 7 de dezembro. Os dinamarqueses do Volbeat serão a atração de abertura.

The Three Tremors

Curiosamente, após o nome The Three Tremors não ter sido aproveitado da forma original, outro trio se apropriou dele. Um projeto reunindo Tim “Ripper” Owens (KK’s Priest, ex-Judas Priest e Iced Earth), Sean “The Hell Destroyer” Peck (Cage, Death Dealer) e Harry Conklin (Jag Panzer) iniciou atividades no final da década passada.

Até o momento eles lançaram dois álbuns: “The Three Tremors” (2019) e “Guardians of the Void” (2021). A estreia ainda ganhou uma reedição com versões alternativas das vozes chamada “The Solo Versions” (2019).

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasA música solo de Bruce Dickinson que Rob Halford e Dio (ou...
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades