Pogues se reúne para tocar no funeral de Shane MacGowan

Nomes como Johnny Depp e Nick Cave também compareceram à cerimônia, realizada na última sexta-feira (8)

Aconteceu na última sexta-feira (8) em Nenagh, Irlanda, o funeral de Shane MacGowan. O músico faleceu no dia 30 de novembro, aos 65 anos.

Entre os presentes, o ator e músico Johnny Depp transportou o caixão no encerramento. O cantor australiano Nick Cave ainda cantou a composição “A Rainy Night in Soho”. Bob Geldof e o presidente da nação, Michael D. Higgins, também compareceram.

- Advertisement -

Os remanescentes do The Pogues também se reuniram para tocar “The Parting Glass”, com Spider Stacy nos vocais. Foi o primeiro reencontro da banda desde os shows derradeiros, realizados em 2014. També já faleceram o guitarrista Philip Chevron em 2013 e o baixista Darryl Hunt em 2022.

A performance pode ser conferida abaixo ou clicando aqui.

A causa específica da morte de Shane não foi divulgada, mas sabe-se que ele lidou com uma série de problemas de saúde em tempos recentes. Em dezembro do ano passado, havia sido internado com encefalite viral e passou por terapia intensiva durante vários meses.

Leia também:  Firehouse oficializa vocalista Nate Peck como integrante

Shane MacGowan e Pogues

Nascido em Kent, na Inglaterra, e filho de imigrantes irlandeses, Shane MacGowan foi o frontman do Pogues desde a fundação em 1982 até o rompimento em 2014 — embora tenha ficado fora entre 1991, quando foi demitido, e 1996, período de hiato encerrado em 2001. A influência da terra de seus antepassados se mostrava presente tanto no som quanto nas letras da banda.

Seus cinco primeiros álbuns, lançados entre 1984 e 1990, foram todos premiados com disco de ouro ou prata no mercado britânico — com destaque a “If I Should Fall from Grace with God” (1988), terceiro do catálogo e responsável por atingir o terceiro lugar na parada local. O trabalho fez sucesso no embalo do single “Fairytale of New York”, parceria com Kirsty MacColl que chegou ao topo do chart irlandês, além de abocanhar a segunda colocação no ranking do Reino Unido.

Leia também:  Paul Di’Anno faz 66 anos; veja outros fatos da música em 17 de maio

Além do Pogues, Shane foi membro dos Nipple Erectors e teve o projeto Shane MacGowan and the Popes, além de produzir seu próprio material solo e colaborar com artistas como Kirsty MacColl, Joe Strummer, Nick Cave, Steve Earle, Johnny Depp, Sinéad O’Connor e Ronnie Drew.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioNotíciasPogues se reúne para tocar no funeral de Shane MacGowan
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades