Van Halen é sem dúvidas um dos nomes mais imponentes do hard rock. O sucesso da banda transformou o sobrenome dos fundadores Alex e Eddie em uma marca valiosa e, naturalmente, o lado familiar se misturou com o comercial.
Entre 1984 e 1996, Alex foi casado com Kelly [Carter] Van Halen que, mesmo após o divórcio, seguiu usando o sobrenome do baterista. A questão não causou problemas até 2013, quando Kelly registrou sua empresa de design de interiores com o sobrenome do ex-marido, o que levou a banda a processá-la por violação de marca registrada.
De acordo com o processo — destrinchado pelo The Hollywood Reporter —, a ELVH, Inc., empresa responsável pelo Van Halen, alegou que o uso do nome estava diluindo a marca além de cometer “concorrência desleal” por conta da similaridade.
A batalha judicial se estendeu por quinze meses e foi finalizada em janeiro de 2015, graças a um acordo entre as partes. Nesse, Kelly foi autorizada a usar o nome “Van Halen” em seus negócios com a condição de que não sejam serviços associados à música.
Alex e Van Halen
Junto com seu irmão, Eddie Van Halen, Alex co-fundou a Van Halen em 1972, desempenhando um papel vital na sólida estrutura sonora da banda. Mesmo que pouco reconhecido, seu trabalho na bateria foi essencial para o “brown sound”, timbre que consagrou Eddie como uma das maiores referências da história.
Alex abandonou a vida pública pouco antes da morte do irmão em outubro de 2020.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.