Quando Eddie Van Halen pediu para aprender riff de “Go Go Power Rangers”

Saudoso guitarrista queria tocar música composta por Ron Wasserman para agradar o filho, mas não percebeu certo detalhe sobre a gravação

Exibida originalmente na década de 1990, a série “Power Rangers” tinha como abertura uma marcante música em suas primeiras temporadas. Chamada “Go Go Power Rangers”, a composição de Ron Wasserman virou parte importante da produção e chamou atenção até de Eddie Van Halen.

Durante participação no podcast “Monsters, Madness and Magic”, conforme transcrição do site Killer Guitar Rigs, o autor por trás da canção contou uma curiosa história envolvendo o guitarrista do Van Halen. Tudo começou porque a esposa do saudoso músico fez a ponte entre ambos, como destacou. 

- Advertisement -

“Eu tinha uma banda chamada Fisher com minha ex-esposa e a esposa de Eddie Van Halen, Valerie Bertinelli, era uma grande fã. Então ela usou uma das nossas músicas em um filme que estava fazendo e nos convidou para visitar sua casa.”

Na ocasião, Eddie pediu para aprender o riff de “Go Go Power Rangers” como forma de agradar o filho. O que ele não sabia era que a música, apesar da sonoridade, foi gravada quase que inteiramente no teclado e não numa guitarra, segundo Wasserman – enganando os ouvidos do guitarrista. 

“Fomos até a casa deles. Eu fiquei conversando com Eddie por um tempo e em determinado momento ele me entregou uma guitarra e disse: ‘eu tenho que aprender esse maldito riff para Wolfie [filho de Eddie, Wolfgang Van Halen], me mostre como você tocou’. Fui até o piano de cauda e falei: ‘não me mate’. Ele respondeu ‘tudo bem, você fez um bom trabalho’. Então enganei o mestre.”

Conversando com a revista Inverse em 2016, Ron Wasserman contou o mesmo caso, mas com outros detalhes:

Leia também:  Sebastian Bach revela a única coisa que impede sua volta ao Skid Row

“Quando o Fisher assinou um contrato e nosso álbum saiu, eu recebi ligações do nosso empresário dizendo que Valerie Bertinelli era uma grande fã, que colocou uma das músicas em seu filme e que estávamos convidados para ir até a casa dela assistir. Chegamos, estamos sentados no sofá e eu ouço Eddie Van Halen, que me puxa e diz ‘quero te mostrar algo’. Ele perguntou ‘então, você escreveu a música tema de Power Rangers’ e puxou um violão ou uma guitarra e começou a tocar o ritmo. Então ele disse ‘levei duas semanas para aprender isso, como você toca?’. Seu filho adorava a música e Eddie lutava para descobrir como tocar. O cara é um gênio fora do gancho, mas demorou para sacar.”

Sobre Eddie Van Halen

Nascido em 26 de janeiro de 1955, em Amsterdã, nos Países Baixos, Eddie Van Halen veio de família musical, visto que seu pai tocava piano, clarinete e saxofone. Mudou-se para os Estados Unidos em 1962.

Na década seguinte, formou com seu irmão, o baterista Alex Van Halen, a banda que carregava o sobrenome de ambos. A formação clássica também incluía David Lee Roth nos vocais e Michael Anthony no baixo.

Leia também:  Gene Simmons opina por que Trump acabará voltando à presidência dos EUA

Eddie chamou a atenção com seu estilo de guitarra inovador, introduzindo novas formas não apenas de tocar, como também de configurar e utilizar equipamentos. Além de grande curioso pela parte eletrônica, era também pianista, o que influenciou sua abordagem no instrumento.

Em 1978, o Van Halen assinou um contrato de gravação com a Warner e lançou seu álbum de estreia homônimo, que não demorou a se tornar um sucesso. A partir daí, uma trajetória de sucesso foi consolidada, seja com Roth ou com seu substituto nos vocais, Sammy Hagar.

Além de seu trabalho com o grupo que carrega seu sobrenome, Eddie Van Halen colaborou com outros artistas renomados, como Michael Jackson, Brian May (projeto Star Fleet), Gene Simmons (Kiss), Black Sabbath, Roger Waters, entre outros.

Faleceu em 6 de outubro de 2020, aos 65 anos, após uma longa batalha contra o câncer. Em seus últimos anos, apesar da reclusão e ausência dos palcos, planejou fazer uma turnê final com todos os músicos que haviam passado pelo Van Halen.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuando Eddie Van Halen pediu para aprender riff de “Go Go Power...
Maria Eloisa Barbosa
Maria Eloisa Barbosahttps://igormiranda.com.br/
Maria Eloisa Barbosa é jornalista, 22 anos, formada pela Faculdade Cásper Líbero. Colabora com o site Keeping Track e trabalha como assistente de conteúdo na Rádio Alpha Fm, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades