Até mesmo quem não é lá um cinéfilo de carteirinha sabe quem é Martin Scorsese. Afinal, diversos filmes do renomado diretor se tornaram famosos e marcantes entre o público. Como consequência, seus trabalhos influenciaram várias gerações de cineastas.
Desta forma, nada melhor que perguntar ao próprio Martins Scorsese quais são os filmes que qualquer pessoa deveria assistir, não concorda?
Em 1994, durante participação para o programa de TV “Hi Octane”, a também diretora Sofia Coppola, filha de Francis Ford Coppola e uma das apresentadoras da atração, perguntou ao renomado colega os cinco filmes que toda pessoa deveria assistir (via Farout).
Scorsese, então, não se contentou em mencionar apenas cinco e citou 16 títulos no total. Mesmo se tratando de uma lista formulada em 1994, já podemos te adiantar que o filme mais recente mencionado por Scorsese foi lançado em 1972, com a maior parte dos longas escolhidos feitos durante a famosa Era de Ouro de Hollywood (que durou dos anos 1920 aos anos 1960).
São eles:
- “Sete Homens e um Destino” (1960)
- “Ao Rufar dos Tambores” (1939)
- “Cidadão Kane” (1941)
- “As Vinhas da Ira” (1940)
- “Céu e Inferno” (1963)
- “A Mocidade de Lincoln” (1939)
- “Rastros de Ódio” (1956)
- “Os Sapatinhos Vermelhos” (1948)
- “No Tempo das Diligências” (1939)
- “Os Sete Samurais” (1954)
- “Inimigo Público” (1931)
- “Alma no Lodo” (1931)
- “Scarface – A Vergonha de uma Nação” (1932)
- “Estranha Fascinação” (1947)
- “À Queima-Roupa” (1967)
- “O Poderoso Chefão” (1972)
Vale mencionar que dos 16 filmes da lista, cinco foram dirigidos por John Ford e dois por Akira Kurosawa. Desta forma, fica bem claro que os dois cineastas, provavelmente, também serviram de inspiração para que Scorsese construísse sua brilhante carreira.
Martin Scorsese e David Johansen
Ano passado, Martin Scorsese anunciou seu envolvimento em um projeto totalmente musical, baseado em um show no formato de retrospectiva de David Johansen, o lendário frontman do New York Dolls.
Intitulado “Personality Crisis: One Night Only”, o documentário é composto por cenas ao vivo, entrevistas e material inédito. Scorsese assina a direção ao lado de seu colaborador de longa data, David Tedeschi, com Ellen Kuras responsável pela fotografia.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.
Ô, Ikeda, Michael Ford!!!!????