A primeira metade dos anos 1970 é amplamente reconhecida como o período em que o heavy metal começou a se estabelecer como um gênero musical distinto. Mas embora bandas pioneiras como Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple, frequentemente fizessem shows lotados nas maiores casas do planeta, não se pode dizer que havia uma cena metal em si.
Isso mudou, segundo K.K. Downing, ex-guitarrista do Judas Priest e atual líder do KK’s Priest, em recente entrevista ao Consequence. Para ele, o heavy metal hoje está muito melhor e mais saudável do que costumava ser nos primórdios.
“São tantos shows agora. Lembro-me de festivais na Europa, provavelmente poderíamos contá-los nos dedos. Hoje, há zilhões de festivais por aí – o que é bom. E há tantas casas de shows e eventos acontecendo, o que é muito, muito saudável.”
Downing relaciona haver mais bandas na estrada ao fato de estas dependerem mais da receita dos shows do que da venda de discos — o que vê com bons olhos por obrigá-las a trabalhar com mais agilidade em estúdio.
“O Judas Priest lançou dois álbuns em um ano no final dos anos 1970. E eu estava meio inclinado a fazer isso [com o K.K’s Priest]. Mas estou muito feliz tendo lançado dois álbuns em dois anos. Gosto de trabalhar rápido. Em vez de trancar uma banda por vários anos em estúdio, é melhor estar na estrada fazendo shows.”
Os principais festivais de heavy metal do mundo
Num âmbito global, festivais desempenham um papel vital na preservação e na promoção do heavy metal. Em tempos de streaming, contribuem para economia da indústria da música mais do que a venda de discos. Também proporcionam aos fãs apreciarem performances ao vivo de muitas de suas bandas favoritas num lugar só.
Entre os principais festivais de heavy metal do mundo estão:
- Wacken Open Air: Considerado o maior festival de heavy metal do mundo, o Wacken começou na Alemanha em 1990 com uma tenda improvisada e hoje é um megaevento anual internacional que atrai fãs e apresenta bandas de todo o mundo.
- Download Festival: O substituto do Monsters of Rock — realizado todos os anos de 1980 a 1996 — teve a primeira edição em 2003, na Inglaterra.
- Graspop Metal Meeting: Todos os anos desde 1996 — excluindo 2020 e 2021 devido a restrições da Covid-19 —, a cidade belga de Dessel recebe este que é um dos festivais mais premiados de todos os tempos.
- Hellfest: Criado em 2000 na França, o festival realizado anualmente além do metal foca em grupos punk e hardcore.
- Loud Park: Festival de referência do Japão, o Loud Park teve doze edições entre 2006 e 2017, voltando a ser realizado em março deste ano, trazendo Pantera, Kreator, Nightwish e Stratovarius como headliners.
O KK’s Priest de K.K. Downing
Formado em 2020 pelo ex-guitarrista do Judas Priest, K.K. Downing, o KK’s Priest reedita a parceria com o vocalista Tim “Ripper” Owens, que integrou o Judas entre 1996 e 2003.
A formação atual conta ainda com o segundo guitarrista A.J. Mills (Hostile), o baixista Tony Newton (Voodoo Six) e o baterista Sean Elg (Deathriders, Cage).
Ao álbum de estreia, “Sermons of the Sinner” (2021), seguiu-se “The Sinner Rides Again”, lançado em setembro.
Veja também:
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.