O clipe do Guns N’ Roses que deixava Chris Cornell ofendido

Líder do Soundgarden não era um grande apreciador da relação entre Axl Rose e o golfinho

O Soundgarden de Chris Cornell lançou uma série de videoclipes icônicos durante sua existência. O mais famoso acabou sendo o surrealista “Black Hole Sun”, um dos que mais se diferenciou do habitual. Em linhas gerais, tal qual todos os colegas de geração, a banda buscava fugir do estilo super produzido do hard rock oitentista, que tinha o Guns N’ Roses como um de seus grandes representantes.

­

- Advertisement -

Em entrevista à Request Magazine em 1994 – compilada pelo Songfacts e resgatada pelo Far Out Magazine – Cornell não escondeu seu desgosto com uma produção específica: “Estranged”, do GN’R. O vocalista e guitarrista não suportava o nível de decadência a que a obra se propôs.

Ele disse:

“Foi o momento onde tudo deu errado em definitivo. Quem mais vai se importar com o fato de poder pagar por esse tipo de atenção? Vai além da decadência, é cuspir na cara das pessoas que te colocaram lá. Fiquei ofendido com isso e nem sou de me ofender muito.”

Guns N’ Roses, “Estranged” e a trilogia de clipes

O videoclipe de “Estranged” faz parte de uma trilogia que também conta com “Don’t Cry” e “November Rain”. Somadas, as produções tiveram um investimento de US$ 7 milhões, algo inimaginável para uma banda e para esse formato na realidade atual da indústria.

Leia também:  A surpreendente banda inglesa mais ouvida no streaming — não é Beatles

Para efeito de comparação, o filme que venceu o Oscar em 1993, “Unforgiven” (“Os Imperdoáveis”, no título brasileiro), teve orçamento de US$ 14 milhões. Apenas o dobro, mas para produzir 131 minutos de longa-metragem, com um elenco bem mais capacitado e outros custos que videoclipes não têm.

A trilogia de clipes se inicia com “Don’t Cry”, que mostra os integrantes do Guns N’ Roses tendo problemas com suas namoradas, com destaque aos personagens de Axl Rose e Stephanie Seymour, namorada dele na época. O cantor chega a tentar suicídio, mas é impedido pela parceira – algo que ele diz ter acontecido na vida real, só que quando ele ainda estava com Erin Everly, filha do músico Don Everly (The Everly Brothers).

Em seguida, há o clipe de “November Rain”, cuja história é inspirada no conto “Without You”, do livro “The Language of Fear”, escrito por Del James, amigo de Axl Rose e antigo road manager do Guns N’ Roses. A história narra a trajetória de um cantor chamado Mayne, da banda Suicide Shift. O artista está rico e famoso, mas com vários problemas relacionados ao vício. Ele ama a namorada, Elizabeth, mas a traiu.

Leia também:  Por que Michael Denner está fora do Mercyful Fate, segundo Hank Shermann

Em dado momento, Mayne lança uma música chamada “Without You”, que é dedicada a Elizabeth. Os dois rompem o namoro algum tempo depois. Quando o cantor vai à casa da mulher para tentar uma reconciliação, ouve o barulho de um tiro e descobre que ela cometeu suicídio.

Já no clipe de “November Rain”, os personagens de Axl Rose e Stephanie Seymour se casam, mas ela morre de forma misteriosa em meio à festa que oficializou a união. A principal teoria é que ela teria cometido suicídio com arma de fogo, já que um espelho facial cobre parte de seu rosto.

“Estranged”, o mais confuso dos três, não amarra as pontas soltas dos outros clipes e ainda introduz mais questionamentos. Axl Rose se esconde da polícia, que o procura por, supostamente, ter cometido um crime. Há quem diga que esse delito seria o assassinato da personagem de Stephanie Seymour, mas também não há evidências disso mostradas no vídeo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesO clipe do Guns N’ Roses que deixava Chris Cornell ofendido
João Renato Alves
João Renato Alveshttps://twitter.com/vandohalen
João Renato Alves é jornalista, 40 anos, graduado pela Universidade de Cruz Alta (RS) e pós-graduado em Comunicação e Mídias Digitais. Colabora com o Whiplash desde 2002 e administra as páginas da Van do Halen desde 2009. Começou a ouvir Rock na primeira metade dos anos 1990 e nunca mais parou.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades