Escolher a música preferida da própria banda – especialmente quando você participou dela por meio século – é uma tarefa árdua. Mas o guitarrista e baixista do Genesis, Mike Rutherford, resolveu encarar a responsabilidade, embora tenha dado uma “roubada”.
Em entrevista ao Louder, o instrumentista resolveu citar duas faixas do grupo. Uma cantada por Peter Gabriel e outra por Phil Collins. A primeira foi eleita o maior hino do rock progressivo pelos leitores da revista Classic Rock em 2018.
“‘Supper’s Ready’, do álbum ‘Foxtrot’ (1973) é uma das melhores que escrevemos, então tenho que citar ela. Foi uma das primeiras em que realmente trabalhamos juntos, resultando nessa longa composição.”
Curiosamente, Phil Collins também a coloca no patamar mais alto, como revelou à revista Modern Drummer em 1997 – em resgate do Far Out Magazine.
“Esta é uma das minhas peças favoritas do Genesis de todos os tempos. Eu adorava tocá-la ao vivo porque podia ir muito longe com ela. Tenho algumas fitas nossas tocando em shows nessa época que fazem a versão de estúdio parecer simplista. Uma ótima peça musical e muito divertida de tocar.”
Prosseguindo com suas escolhas, Mike recorreu ao álbum “Duke”, de 1980 para a próxima.
“Eu também indicaria ‘Turn It On Again’, porque nessa época já tínhamos aprendido a escrever canções mais curtas e cativantes. Então eu acho que essas duas músicas juntas realmente representam toda a gama do Genesis.”
Mike Rutherford e Genesis
Nascido em Surrey, Inglaterra, Michael John Cloete Crawford Rutherford ganhou o primeiro violão aos 8 anos. Sua primeira banda foi o The Chesters. A seguir, integrou o Anon, com o guitarrista Anthony Phillips.
Foi um dos cofundadores do Genesis, sendo o membro mais longevo junto com o tecladista Tony Banks. Iniciou como baixista e guitarrista base, passando para os solos a partir de 1978.
Lançou dois álbuns solo: “Smallcreep’s Day” em 1980 e “Acting Very Strange” dois anos depois. Ambos tiveram bom desempenho na parada britânica. Em 1985, deu início ao Mike + The Mechanics. O grupo existiu até 2004, retornando em 2010 e permanecendo até hoje. Lançaram nove discos de estúdio até o momento.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.