As semelhanças entre o filme “Pulp Fiction” e a série “Breaking Bad”

Diversas cenas do popular seriado parecem ter se inspirado no famoso longa de Quentin Tarantino — e há um motivo simples para isso

Pulp Fiction” e “Breaking Bad” são duas produções pra lá de marcantes para muita gente. A primeira é, para muitos, o melhor filme da carreira do diretor Quentin Tarantino, enquanto a segunda é considerada uma das mais aclamadas séries já feitas para TV. E se você sempre achou que há semelhanças nos dois trabalhos, não se enganou.

De fato, há cenas de “Breaking Bad” que parecem ter se inspirado em “Pulp Fiction”. Alguns vídeos e artigos na internet já mostraram muitas semelhanças entre as duas produções. Um simples fato que, provavelmente, contribuiu para isso é que Vince Gilligan, criador do seriado, já declarou ser fã dos trabalhos de Quentin Tarantino.

- Advertisement -

A seguir, confira quais são as principais semelhanças entre “Pulp Fiction” e “Breaking Bad”.

As semelhanças entre “Pulp Fiction” e “Breaking Bad”

Limpando a cena do crime

Vamos começar o texto mencionando o famoso momento de “Pulp Fiction” em que Vincent Vega e Jules Winnfield precisam limpar o carro ensanguentado da dupla. Walter White e Jesse Pinkman também passaram por um momento bem semelhante na famosa cena da banheira, ainda na primeira temporada de “Breaking Bad”.

Em seguida, Vincent e Jules levam um banho de mangueira do personagem Winston Wolfe para tirar qualquer mancha e evidências de sangue de seus corpos. Walter e Jesse também fazem o mesmo na série após terminarem o serviço – a única diferença é que um teve de ajudar a limpar o outro. 

E já que citamos Winston Wolfe de “Pulp Fiction”, também vale mencionar que ele faz um serviço bem semelhante ao de Mike Ehrmantraut em “Breaking Bad”: os dois trabalham para “limpar” as cenas de crimes antes que elas sejam investigadas ou descobertas pelas autoridades. 

Uso de heroína

“Pulp Fiction” e “Breaking Bad” são duas produções que retratam o uso de drogas com certa frequência. No longa de Quentin Tarantino, há uma cena que mostra Vincent Vega preparando e injetando heroína nele mesmo, com direito a vários closes.

Podemos dizer que “Breaking Bad” também deve ter se inspirado neste momento. Na segunda temporada do show, Jane Margolis, interesse amoroso de Jesse, é igualmente vista preparando e injetando a droga no protagonista. Inclusive, os closes são muito semelhantes aos do filme.

Mia e Jane 

Já que acabamos de mencionar o nome de Jane, não podemos nos esquecer de dizer que ela lembra bastante a personagem Mia Wallace de “Pulp Fiction”. A começar pelo corte de cabelo das duas, que é praticamente idêntico, e alguns maneirismos, como o jeito em que ambas seguram o cigarro em suas mãos.

Se não bastasse isso, tanto Mia quanto Jane sofriam com o vício em drogas e sofreram overdoses, que ocorreram de uma forma bastante semelhante – pior para a personagem do show, que pagou com a vida por isso. Por fim, por mais que suas trajetórias tenham sido curtas, as duas tiveram sua importância para o enredo de cada história.

Encontros na rua

Outro personagem de “Pulp Fiction” que roubou a cena foi Butch Coolidge, o boxeador que precisa fugir de Marsellus Wallace, chefe de Vincent e Jules, após não cumprir um acordo para perder uma luta de propósito.

Em um momento do filme, Butch está em seu carro e se depara justamente com Marsellus atravessando a rua. Em seguida, o boxeador decide atropelar o gangster.

“Breaking Bad” contou com um momento semelhante em seu segundo episódio. Enquanto andava com seu carro, Walter encontra Krazy-8, o traficante e informante da polícia que acreditava estar morto, andando desorientado e machucado. A diferença é que o protagonista não atropela seu desafeto e apenas o leva de volta para a casa de Jesse.

Porta-malas

Esta é uma semelhança de menor relevância, mas vale ser citada. Na terceira temporada de “Breaking Bad”, é possível ver o vilão Leonel Salamanca retirando um machado de dentro do porta-malas de seu carro – justamente com a câmera dentro do compartimento, retratando um enquadramento de baixo para cima. 

Já nos momentos finais de “Breaking Bad”, há uma cena bem semelhante, em que é possível ver Walter abrindo o porta-malas de seu carro para guardar uma mala.

“Pulp Fiction” também conta com uma cena bem parecida, em que Vincent e Jules aparecem abrindo o porta-mala do carro da dupla da mesma maneira – apenas em um ângulo diferente.

Cena do banheiro

Outro momento que reforça essas semelhanças são as cenas em que Vincent Vega e Hank Schrader decidem ir ao banheiro e, durante o momento, se distrem com um livro. Os ângulos podem ser um pouco diferentes, mas não há como negar que se parecem bastante.

Além disso, vale ressaltar que as cenas são acompanhadas de acontecimentos importantes que ocorrem logo em seguida. Em “Pulp Fiction”, Ringo/Pumpkin e Yolanda/Honey Bunny decidem assaltar o restaurante em que Vincent está. Já em “Breaking Bad”, Hank descobre que Walter White, seu cunhado, e Heisenberg, o produtor de drogas que tanto procurava, são a mesma pessoa.

O café da manhã

Para terminarmos, não podemos nos esquecer de mencionar o momento de “Pulp Fiction” em que Vincent e Jules, após se lavarem e se trocarem, vão até uma lanchonete para tomar café da manhã.

Já no início da quarta temporada de “Breaking Bad”, após se livrarem do corpo de Victor, capanga do vilão Gus, Walter e Jesse também decidem ir tomar café da manhã juntos em uma lanchonete, onde passam a discutir seus próximos passos. Assim como nos demais itens desta lista, o enquadramento das duas cenas é bem semelhante.

Vídeo com as cenas

Um vídeo apresenta várias dessas cenas. Confira a seguir.

*Texto construído com informações do Imgur, Vimeo, Movierdo, Time e Lab Dicas Jornalismo.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesAs semelhanças entre o filme “Pulp Fiction” e a série “Breaking Bad”
Augusto Ikeda
Augusto Ikedahttp://www.igormiranda.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua no mercado desde 2013 e já realizou trabalhos como assessor de imprensa, redator, repórter web e analista de marketing. É fã de esportes, tecnologia, música e cultura pop, mas sempre aberto a adquirir qualquer tipo de conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades