Após 12 anos sem atividades, a banda alemã de power metal Metalium está de volta. A formação atual reúne dois membros originais, o vocalista Henning Basse e o guitarrista Matthias Lange. Completam o lineup dois músicos brasileiros, o baixista Fabio Carito e o baterista Marcus Dotta.
Com oito álbuns de estúdio lançados entre 1999 e 2009, o grupo se tornou um nome referencial do estilo a que se propunha. A estreia, “Millennium Metal – Chapter One” (1999), figurou entre os principais discos do gênero à época. As gravações contaram com o guitarrista Chris Caffery (Savatage, TSO), além do baterista multibandas Mike Terrana.
O fim da banda foi sacramentado em 2011. Dez anos mais tarde, o baixista, fundador e principal compositor, Lars Ratz, morreu em um acidente de ultraleve aos 53 anos. A tragédia aconteceu em Mallorca, Espanha, onde o músico morava.
Diz o comunicado oficial:
“Caros fãs do Metalium. Temos o prazer de anunciar uma mudança bastante significativa que ocorreu em nossa banda e é com grande orgulho que apresentamos os mais novos membros. Com a chegada deles, nossa programação de gravação para o próximo álbum está completa e não poderíamos estar mais animados.
Juntem-se a nós para dar as boas-vindas a Fábio Carito (baixo) e Marcus Dotta (bateria). Tanto Fabio quanto Marcus são músicos brasileiros altamente talentosos, com vasta experiência no gênero power metal, tendo contribuído para bandas notáveis como Warrel Dane, Tim Ripper Owens, UDO, Roland Grapow e outros. A sua profunda paixão pelo Metalium remonta ao nosso primeiro álbum, tornando-os não apenas músicos excepcionais, mas também fãs dedicados.
Conforme anunciado anteriormente, Bruno Nunes também se juntou à nossa banda como novo guitarrista e compositor, completando a formação. A energia e o entusiasmo dentro da banda estão em alta, pois estamos totalmente comprometidos em reviver o Metalium e entregar uma experiência musical que atenda e supere as suas expectativas.”
Fabio Carito destacou:
“É absolutamente inacreditável fazer parte do Metalium, banda que foi diretamente responsável por me influenciar em inúmeros pontos dentro da música. Primeiramente, como fã incondicional, será uma enorme responsabilidade substituir seu fundador Lars Ratz, que tragicamente nos deixou muito cedo, mas prometo honrar e respeitar cada fã dessa banda, que volta à vida após 14 anos. Estou muito feliz e com certeza vivo o melhor momento da minha carreira.”
Marcus Dotta completa:
“É uma grande honra fazer parte desse ícone do Power Metal mundial. Assim como o Fábio, fui muito influenciado por eles. Comprei o primeiro disco da banda quando eu estava começando a tocar bateria e passava os intervalos das aulas na escola ouvindo-o. Então, foi surreal receber o convite para integrar o time. Os fãs podem esperar um grande retorno do Metalium com um grande disco!”
Metalium atualmente
Os próximos planos do Metalium serão divulgados em breve. Em 2021, Henning e Lange se reuniram para gravar o single “Never Surrender”, em homenagem a Lars Ratz. O registro contou com três ex-membros do grupo, os guitarristas Chris Caffery e Tolo Grimalt, além do baterista Michael Ehré, atual integrante do Gamma Ray, Primal Fear e The Unity. O baixo ficou a cargo de Jens Becker (Grave Digger, Devil’s Train).
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.