Por que Jeff Beck não entrou para os Rolling Stones, segundo Keith Richards

Músico fez audição para substituir Mick Taylor, que deixou o posto de guitarrista do grupo em 1974

Na teoria, a entrada de um grande músico para um super grupo é sucesso garantido, mas na prática não é bem assim. Em 1974, quando Mick Taylor deixou os Rolling Stones, Jeff Beck foi sondado para a vaga de guitarrista, mas a ideia caiu por terra após uma curta audição.

A quase colaboração foi abordada por Keith Richards durante entrevista à Guitar Player. Na ocasião, o guitarrista apontou a característica de Beck que não se encaixava no perfil de membro dos Stones. 

“Sentimos que Jeff não era um cara de equipe. Ele era um solista ao máximo. Ele era um individualista. Não teria funcionado com os Stones. Nosso objetivo é o trabalho em equipe.”

- Advertisement -

Mesmo com as diferenças, Richards exaltou o trabalho do músico — que faleceu em janeiro de 2023, em decorrência de uma meningite bacteriana. 

“Não me interpretem mal, ele era um guitarrista incrível. Nas raras vezes que nos reunimos, eu sempre ficava impressionado com as coisas que ele fazia com sua [técnica de] tremolo. Ele foi um dos melhores, cara, e ele fará falta.”

Do ponto de vista de Jeff Beck

Os bastidores da audição foram comentados por Jeff Beck em 2012, em entrevista ao Ultimate Classic Rock. O mestre da guitarra relembrou que foi convidado para uma visita ao estúdio sem grandes explicações, o que criou a ideia de que ele iria colaborar com a banda.

Leia também:  Como Joni Mitchell representa o maior arrependimento de Robby Krieger

Após dois dias sem encontrar nenhum membro dos Stones, o pianista Ian Stewart revelou que o convite, na verdade, era para uma audição. 

“No fim das contas, entramos juntos na mesma sala e comecei a tocar o baixo de Bill Wyman com tanta força que a poeira estava voando. Afastei-me e o engenheiro, Glyn Johns, disse ‘isso é incrível!’ Eu disse: ‘Um para os arquivos, cara. Eu estou indo embora amanhã.’”

Beck justificou sua decisão apontando que a linha de trabalho da banda era caótica e disfuncional. Afirmou, ainda, que a colaboração com o Keith Richards teria acabado em briga. 

“Algumas pessoas podem achar difícil de acreditar que você abandonaria um trabalho com os Stones, mas Keith e eu não teríamos lançado um álbum sem trocarmos um soco, de qualquer maneira.”

A opinião de Ronnie Wood 

O posto de guitarrista do Rolling Stones foi assumido por Ronnie Wood — que, curiosamente, integrou a Jeff Beck Group como baixista no fim da década de 1960. Conhecendo os dois lados da história, o músico apontou em entrevista à Mojo que Beck não teria se encaixado na realidade do grupo. 

“Qualquer coisa relacionada aos holofotes ele ficava: ‘você toma conta disso’. Daí ele sumia. E Jeff não ficaria satisfeito com a abordagem blues e rock’n’roll mais simples – por mais que ele amasse Buddy Guy. Quando ele começou a colaborar com Jan Hammer, as coisas mais jazz experimental, foi ali que eu larguei de mão, apesar da gente ter ido pelos nossos caminhos diferentes.”

Sobre Jeff Beck

Considerado “o guitarrista dos guitarristas”, Jeff Beck foi um dos nomes mais influentes da história do instrumento. Mesmo não tendo alcançado o sucesso equivalente de alguns dos seus pares, se destacou pelas inovações sonoras a que se propôs – justamente por ter uma carreira mais livre.

Leia também:  Por que gravadora quase abandonou Guns N’ Roses ainda na era “Appetite”

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que Jeff Beck não entrou para os Rolling Stones, segundo Keith...
Tairine Martins
Tairine Martinshttps://www.youtube.com/channel/UC3Rav8j4-jfEoXejtX2DMYw
Tairine Martins é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Administra o canal do YouTube Rock N' Roll TV desde abril de 2021. Instagram: @tairine.m

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades