O Megadeth está na estrada promovendo seu mais recente álbum de estúdio, “The Sick, The Dying… and the Dead!”, através da turnê “Crush the World”. No entanto, em setembro último, o guitarrista Kiko Loureiro comunicou que estaria ausente da próxima etapa do giro devido a “difíceis desafios que surgem por sermos ‘pais que trabalham longe de casa’”.
Entra em cena o substituto Teemu Mäntysaari. O finlandês, que previamente trabalhou com Wintersun e Smackbound, tem sido bastante elogiado pelo vocalista, guitarrista e líder Dave Mustaine em entrevistas.
Não demorou para que rumores de uma possível saída definitiva do brasileiro começassem a circular entre os fãs, já que o Megadeth tem alta rotatividade de integrantes. E uma nova entrevista de Mustaine, agora ao Ultimate Guitar, acrescentou novas incertezas. Na ocasião, o frontman declarou:
“Não sei quando Kiko irá voltar. Ele não retornará para esta parte (da turnê). Ele está em casa, perseverando – por falta de um termo melhor – e trabalhando para passar por esta situação, seja ela qual for. Por respeito a ele, eu não me intrometi e perguntei exatamente o que era – porque não é da minha conta, a não ser que ele me conte.”
Questões pessoais à parte, Dave disse ter refletido sobre como os fãs receberiam a mudança. Até então, não há o que reclamar do substituto.
“Penso nos fãs que irão dizer: ‘Como eles irão soar? Com o que vai parecer?’ Não se preocupem. Escolhi bons guitarristas no passado e os treinei muito bem. Teemu é bem capaz de tocar essas músicas. Na verdade, iremos adicionar novas canções ao setlist.”
Por outro lado, o frontman declarou que deseja o melhor para Loureiro e que espera ouvir boas notícias dele em breve.
“Amo Kiko e quero que ele consiga passar pelo que quer que seja que esteja passando. Felizmente, ele havia mencionado o nome desse cara, Teemu Mäntysaari. Teemu chegou e estava preparado.”
O “fã de metal”
À rádio The Pick (via Blabbermouth), Dave Mustaine já havia comentado:
“Conseguimos acrescentar um monte de músicas ao set porque Teemu é fã de metal, enquanto Kiko não cresceu no meio do metal. Tipo no show que fizemos algumas noites atrás [em Prior Lake, Minnesota], abrimos a apresentação com a faixa ‘Hangar 18’ e depois seguimos com ‘Mechanix’. Nunca fizemos isso antes, é um começo bem pesado. Adicionamos também mais uma faixa do novo álbum, ‘Soldier On!’, e estamos nos preparando para adicionar uma terceira.”
Teemu Mäntysaari e Megadeth
Teemu Mäntysaari tem 36 anos, e começou a tocar guitarra aos 12. Além do trabalho com Wintersun e Smackbound, gravou e excursionou com Elvenking, Hevisaurus, Turisas e Thunderstone, entre outros. Também registrou passagens de guitarra para jogos da série “Call of Duty”.
O finlandês estreou no Megadeth no dia 6 de setembro, durante show em Albuquerque, Novo México, Estados Unidos. Sua performance no geral tem rendido elogios do chefe.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.