Por que Danny Boyle acha que não poderia fazer abertura de “Trainspotting” hoje

Filme é um dos mais marcantes dos anos 1990 e tem como enredo um grupo de viciados em heroína na cidade de Edimburgo

Um dos filmes mais marcantes da década de 1990, “Trainspotting” (1996) ajudou a impulsionar as carreiras do diretor Danny Boyle e o ator Ewan McGregor. O longa também é muito lembrado entre o público por sua famosa cena de abertura, que segundo o próprio Boyle, não seria gravada hoje em dia. E qual seria o motivo?

Caso não se lembre, a passagem retrata os personagens Renton (McGregor) e Spud (Ewen Bremner) sendo perseguidos por dois detetives. Renton, que também narrava a cena, acaba sendo atropelado por um carro e ao se levantar, dá um sorriso pra lá de amarelo, que ficou bastante famoso.

- Advertisement -

O livro “#25 Trainspotting”, escrito por Jay Glennie, traz bastidores e curiosidades do filme. Uma delas aborda justamente a filmagem da icônica cena de abertura, que contou com um pequeno acidente.

Um trecho da obra (via Far Out) afirma o seguinte:

“Respirando fundo, McGregor e Bremner aguardavam o grito de ‘ação!’, enquanto Boyle e (Brian) Tufano (diretor de fotografia) pularam em um quadriciclo, com o motociclista instruído a ir mais rápido e chegar perto do asfalto. A agenda apertada faz com que eles tenham de deixar Edimburgo à noite e os dois estão determinados a conseguir a cena.

Fora da câmera, Saul Metzstein (assistente do filme) corre junto de Boyle e Tufano para, ‘educadamente’, tirar os pedestres do caminho. O ritmo aumentou e um Boyle sorridente sente que conseguiu a cena que tanto queria. Um grito e um baque quebram sua concentração. Ao olhar para baixo, viu um emaranhado de pernas e braços e um olhar espantoso no rosto de Ewen Bremner.”

O próprio Ewen Bremner admitiu ao livro que em determinados momentos da gravação, sentiu o quadriciclo “cada vez mais perto, literalmente assoprando os pelos no meu pescoço.”

Justamente pela falta de segurança — tanto para o elenco quanto para os pedestres que não tinham nada a ver com a gravação —, que ficou evidente com este pequeno acidente envolvendo Ewen Bremner, o próprio Boyle admitiu que, hoje, provavelmente não gravaria a abertura de “Trainspotting”. Ao menos, do jeito que queria.

“Nunca teria permissão pra gravar desta forma hoje.”

Sobre “Trainspotting”

Baseado no livro homônimo de Irvine Welsh, “Trainspotting” tem como enredo um grupo de viciados em heroína que vive em uma área em decadência de Edimburgo, capital da Escócia, e como tentam guiar suas vidas mesmo com o problema do vício.

O elenco conta com Ewan McGregor, Ewen Bremner, Jonny Lee Miller, Robert Carlyle, Kelly McDonald e Kevin McKidd.

O longa recebeu inúmeros elogios na época do seu lançamento e é constantemente citado entre os melhores feitos na década de 1990. Uma sequência, “T2 Trainspotting”, foi lançada em janeiro de 2017.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesPor que Danny Boyle acha que não poderia fazer abertura de “Trainspotting”...
Augusto Ikeda
Augusto Ikedahttp://www.igormiranda.com.br
Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua no mercado desde 2013 e já realizou trabalhos como assessor de imprensa, redator, repórter web e analista de marketing. É fã de esportes, tecnologia, música e cultura pop, mas sempre aberto a adquirir qualquer tipo de conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades