O vocalista Burton Cummings e o guitarrista Randy Bachman, membros fundadores do The Guess Who, ingressaram com uma ação contra a formação que usa atualmente o nome da banda. Eles alegam que suas imagens vêm sendo utilizadas para promover as atividades do grupo.
Os principais alvos são o baterista Garry Peterson, que fez parte do lineup original e o baixista Jim Kale, que nos últimos anos se aposentou dos palcos, mas ainda participa dos interesses. Burton e Randy pedem uma compensação em torno de US$ 20 milhões pelo que consideram danos irreparáveis a suas imagens e reputações.
No início do ano, o atual The Guess Who lançou o álbum “Plein D’Amour”. Além de Garry, o grupo contava o vocalista e guitarrista Derek Sharp, o guitarrista Michael Staertow, o baixista Michael Devin (ex-Whitesnake) e o tecladista Leonard Shaw durante as sessões. Desde então, os dois últimos foram respectivamente substituídos por Greg Smith (ex-Rainbow e Alice Cooper) e Teddy Andreadis (ex-Guns N’ Roses).
Em nota oficial, Cummings declarou:
“Com este processo, Randy e eu esperamos esclarecer as coisas e proteger os fãs de impostores que tentam reescrever a história. Mesmo depois de partirmos, o legado do The Guess Who continuará vivo e queremos garantir que seja restaurado e preservado de forma verdadeira.”
Randy complementou:
“Burton e eu escrevemos as músicas e fizemos os discos. É a voz de Burton e minha guitarra tocando nesses álbuns. Qualquer um que se apresente e se promova como The Guess Who são clones que estão roubando nossos fãs e manchando o legado da banda. Já é hora de a verdadeira história ser revelada.”
A ação corre em uma corte federal de Los Angeles, Estados Unidos. Até o momento, o outro lado não se manifestou.
Sobre o The Guess Who
Fundado em 1962, na cidade canadense de Winnipeg, o The Guess Who se tornou conhecido mundialmente por hits como “American Woman”, “These Eyes” e “No Time”. Os 11 discos da fase inicial da banda entraram nas paradas dos Estados Unidos e Canadá
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.