E os Rolling Stones não param. Ao longo de seis décadas de carreira, o grupo permanece ativamente envolvido com a música — e nem mesmo a morte do baterista Charlie Watts interrompeu a rotina dos veteranos. A prova disso é o anúncio do álbum “Hackney Diamonds”, que antes de ser lançado em 20 de outubro, já tem um sucessor em desenvolvimento.
A revelação foi feita pelo vocalista Mick Jagger durante entrevista da banda ao New York Times.
“Não acho que [‘Hackney Diamonds’] seja o último álbum do Rolling Stones. Já temos quase três quartos do próximo disco.”
Ainda na ocasião, Keith Richards destacou a importância de novos álbuns para o contexto atual dos Stones. De acordo com o guitarrista, a chegada de Steve Jordan ao posto de baterista criou a necessidade de criar novos materiais.
“Com a morte de Charlie, acho que precisávamos deixar uma nova marca com Steve. Redefinir a banda foi importante.”
A criação de “Hackney Diamonds”
Mick Jagger também abordou o processo de criação de “Hackney Diamonds”. O 24º trabalho de estúdio da discografia britânica da banda — e 26º na americana — exigiu um cronograma de produção nos padrões usados nas décadas iniciais de carreira.
“Eu disse a Keith: ‘Se não tivermos um prazo, nunca terminaremos este disco.’ Então eu disse: ‘O prazo é o Valentine’s Day de 2023 (14 de fevereiro, dia dos namorados no exterior). E então vamos sair e fazer uma turnê’. Era isso que a gente fazia.”
Para cumprir os prazos, os músicos passaram a ser mais objetivos ao gravar as músicas.
“Gostamos de fazer quatro ou cinco tomadas. ‘Ok’, e seguimos em frente. Então ninguém teve tempo de realmente pensar: ‘Bem, essa música era boa? Deveríamos estar cantando essa música?’. Porque eu fico introspectivo, sabe? ‘Essa música é tão boa quanto a outra? Essa música é parecida com outra que eu fiz? Você pode descobrir isso mais tarde. Vamos em frente’.”
Rolling Stones e “Hackney Diamonds”
“Hackney Diamonds” conta com 12 faixas e reúne as últimas gravações do baterista Charlie Watts, falecido em 2021. Como já destacado, Steve Jordan, que vem participando das mais recentes turnês, completou os trabalhos na função.
A lista de convidados especiais foi divulgada nesta quinta-feira (14). Anteriormente, já havia sido confirmado que Watts havia gravado duas faixas: “Mess it Up” e “Live By the Sword”. A segunda ainda conta com Bill Wyman, baixista do grupo de sua fundação até o início dos anos 1990. Porém, também há participantes externos.
A própria “Live by the Sword” ainda conta com Elton John ao piano, função que o Rocket Man também exerce em “Get Close”. Aparentemente, o músico fez as pazes com Keith Richards após décadas de trocas de alfinetadas através da imprensa.
Também revelado outrora, Paul McCartney comparece com seu baixo em “Bite My Head Off”. E a especulação da presença de Ringo Starr ficou apenas na sessão de boatos mesmo. Finalizando, “Sweet Sounds of Heaven” inclui uma dobradinha, com Lady Gaga nos vocais e Stevie Wonder no piano.
De acordo com informação do colunista social e apresentador Amaury Júnior, os Rolling Stones devem passar pelo Brasil em março de 2024. Será a quinta vinda da banda ao país. Anteriormente, eles passaram por aqui nos anos de 1995, 1998, 2006 e 2016.
Confira “Angry”, o primeiro single de “Hackney Diamonds”, abaixo.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.