Reunido com ex-colegas de Danger Danger – o baixista Bruno Ravel e o guitarrista Rob Marcello – o vocalista Paul Laine lançou três álbuns com o The Defiants: “The Defiants” (2016), “Zokusho” (2019) e “Drive” (2023). Todos eles extremamente elogiados pela mídia especializada e fãs de AOR/melodic rock.
Ainda assim, o projeto não garante o sustento dos envolvidos. Em entrevista ao site IgorMiranda.com.br, o cantor canadense declarou se sentir bem-sucedido. Porém, dentro de uma realidade que se apresenta.
“Todo mundo sonha em ficar milionário vivendo de música, mas a verdade é que já é uma tremenda sorte somente conseguir pagar as contas vivendo de música. Se você já ganha algum dinheiro, qualquer que seja, você tem sorte. Beleza, você não é rico como os caras do Aerosmith ou do Journey, mas que se f#da. Você está vivendo de música; está sendo parte dessa p#rra. Eu nunca, jamais, toparia ter outro emprego. Fiz música a minha vida toda e procuro diversificar ao máximo sem me desprender. Gravo num dia, faço show no outro, daí paro para compor algo para a TV. O negócio é esse.”
A situação se agrava quando o assunto é focado especificamente no grupo a que o artista se dedica.
“Você acha que o The Defiants ganha dinheiro gravando discos? A maioria das bandas não ganha um centavo. O que mais vejo são bandas pagando para tocar em festivais numa tentativa de ludibriar o público, fazendo-o crer que essa banda é maior do que realmente é. Não tem como alguém querer viver de música só tocando em banda hoje em dia.”
Ainda assim, Paul deixa claro que não trocaria o que faz — mesmo com todos os percalços.
“Nada se compara à sensação de ter escrito uma música f#da. Nada. Nada me faz sentir tão bem quanto chegar ao fim do expediente com a certeza de dever cumprido. Ainda sinto o mesmo frisson de quando comecei sempre que termino de escrever uma música nova. Quando todas as peças se encaixam, quando você consegue reproduzir exatamente aquilo que primeiro vislumbrou, é uma beleza sem tamanho. Faz você querer fazer de novo e de novo. E é isso que me mantém vivo e na ativa.”
Paul Laine e The Defiants
O The Defiants realizou poucos shows até o momento. Os mais recentes aconteceram em 2019. Além de músicas da banda, o setlist contou com clássicos do Danger Danger, além de “Dorianna”, hit solo de Laine – e ele conhece a margarina, brasileiros, o meme já é velho.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.