Mesmo com mais de 30 anos de carreira, o Weezer veio ao Brasil somente duas vezes. A primeira passagem aconteceu em 2005, no Curitiba Pop Festival. Já a segunda — e até o momento última — se deu em 2019, quando a banda se apresentou no Rock in Rio e no Itaipava De Som a Sol, em São Paulo.
Curiosamente, quem já tentou trazer o grupo para território nacional foi Lucas Silveira, líder da Fresno. Tudo começou quando o vocalista e guitarrista brasileiro recebeu uma mensagem privada pelo X/Twitter do próprio Rivers Cuomo, frontman do Weezer, em julho de 2018. O recado dizia:
“Lucas, como está indo o inverno/verão? Estamos fazendo uma turnê pelos Estados Unidos com o Pixies. Queria que pudéssemos ir ao Brasil.”
Diante disso, Silveira decidiu ajudá-lo a realizar a vontade de voltar ao país. Entrou em contato com produtoras e resolveu outras questões burocráticas, como revelou no X/Twitter recentemente. Entretanto, a banda americana seguiu outros planos.
“Corri atrás de produtora, de tudo, para eles fecharem com o Rock in Rio e fazerem um show flopado em SP. Mas mesmo assim foram uns 3 ou 4 dias sonhando muito alto. Tipo ‘ah eu trouxe o Weezer pro BR depois de sei lá quantos anos’.”
Até hoje, Lucas não entende por que Rivers o acompanha no X/Twitter. Vavo, guitarrista da Fresno, também é seguido pelo americano na mesma rede social.
Weezer atualmente
Ano passado, o Weezer lançou o projeto “SZNZ”, com um EP a cada nova estação. “Van Weezer”, álbum completo mais recente da banda, saiu em 2021. O trabalho contou com maiores influências de hard e classic rock. Foi dedicado à memória do guitarrista Eddie Van Halen, falecido alguns meses antes.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.