Ninguém tem feito uso das ferramentas de inteligência artificial com o mesmo nível de bom humor dos brasileiros. Já vimos muitos exemplos capazes de trazer um sorriso a qualquer um. Dessa vez, porém, o ápice pode ter sido atingido com uma cover de “Evidências” na voz de ninguém menos que Freddie Mercury (via Tenho Mais Discos Que Amigos).
A composição de José Augusto e Paulo Sérgio Valle, transformada em hit por Chitãozinho e Xororó no álbum “Cowboys do Asfalto” em 1990, saiu antes da morte do cantor do Queen por complicações do vírus HIV. Dito isso, não seria fora da realidade imaginar Freddie gravando o hino sertanejo como uma espécie de canto de cisne.
Ouça a seguir
Essa não é a primeira cover feita com IA usando a voz de Mercury a ganhar proeminência online. Em maio, uma versão de “Yesterday”, dos Beatles, em sua interpretação dividiu internautas quanto à ética de reproduzir performances desse tipo.
Por um lado, muitos fãs do artista em questão celebraram poder escutar sua voz em um novo contexto. Por outro, houve quem atestasse a necessidade de aceitação da presença de inteligência artificial a partir de agora, tal qual o comentário abaixo:
“Damas e cavalheiros, temos que aceitar essa nova realidade e abraçá-la, ao invés de lutar contra ela. A inteligência artificial está aqui para expandir nossas imaginações e precisamos usá-la de maneiras que beneficiem todo mundo.”
Polêmicas com inteligência artificial
Enquanto isso, gravadoras estão mobilizando advogados para derrubar todas essas recriações, devido a violações de direitos autorais. Já vimos isso acontecer no episódio da música falsa de Drake e The Weeknd, além da recente possibilidade de processo levantada pela família de Renato Russo contra o responsável pela versão de “Batom de Cereja” cantada pelo falecido líder da Legião Urbana.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.
Muitos bom esse trabalho… imagina como seria o Bono Vox ou Eric Clapton cantando chão de giz de Fagner …?