Quando o humildão Eddie Van Halen foi a show do Alter Bridge

Guitarrista e seu filho foram aos bastidores e Myles Kennedy teve que se segurar para não tietar demais o ídolo

O Alter Bridge teve uma estreita conexão com o Van Halen nos últimos anos. Wolfgang Van Halen, em especial, tem uma boa relação com os colegas da outra banda, chegando a fazer participações em shows e atuar como baixista do Tremonti, projeto solo do guitarrista Mark Tremonti.

A amizade também envolveu o pai de Wolfgang, o genial guitarrista Eddie Van Halen. O saudoso músico, falecido em 2020, já esteve em um show do Alter Bridge — e, de acordo com o vocalista Myles Kennedy, agiu da melhor forma possível.

- Advertisement -

Em entrevista de 2021 ao Ultimate Guitar (via Whiplash), Myles relembrou de algumas situações que evidenciam o vínculo entre Alter Bridge e Van Halen. O cantor citou, inicialmente, uma ocasião em que ele e seus colegas de banda puderam assistir a uma passagem de som do lendário grupo de hard rock.

“Não passei muito tempo com Eddie. Estive com ele uma vez e então pude assistir à passagem de som do Van Halen com os caras do Alter Bridge em 2008 ou algo assim. Estávamos em Baltimore e eles também, então fomos convidados por Wolfie para ir assistir à passagem de som. Isso foi ótimo.”

Kennedy simplesmente não acreditava que estava diante dos ídolos em um momento de preparação para um show.

“Apenas nos sentamos no chão e assistimos ao Van Halen fazer a passagem de som. David Lee Roth (vocalista) não estava lá, eram apenas os outros três e eu estava pirando. Se alguém me dissesse quando eu tinha 13 anos que eu seria capaz de sentar em uma arena completamente vazia e assistir ao Van Halen se preparando para um show, eu teria ficado maravilhado. Foi tudo o que eu poderia ter desejado, então foi incrível”.

Na plateia para ver o Alter Bridge

Anos depois, Eddie Van Halen assistiu a um show do Alter Bridge no House of Blues, em Los Angeles.

“Ele veio a um show do Alter Bridge com Wolfie. Veio nos bastidores para o camarim e ficou um pouco com a gente. Ele foi muito legal, foi tudo o que eu poderia ter esperado. Era tão descontraído e tranquilo.”

Antes de ser um músico conhecido, Myles Kennedy é, como qualquer outra pessoa, um fã. Por conta disso, ele precisava se segurar para não “tietar” o ídolo.

“Sempre que tive a oportunidade de conhecer essas influências enormes, fico tentando me controlar enquanto fã e não agir como Chris Farley quando ele estava entrevistando Paul McCartney. Tenho que dizer a mim mesmo: ‘é Eddie Van Halen, mas tenha calma, cara’.”

Sobre Eddie Van Halen

Nascido em 26 de janeiro de 1955, em Amsterdã, nos Países Baixos, Eddie Van Halen veio de família musical, visto que seu pai tocava piano, clarinete e saxofone. Mudou-se para os Estados Unidos em 1962.

Leia também:  A música dos primórdios que deu direção ao Pink Floyd, segundo David Gilmour

Na década seguinte, formou com seu irmão, o baterista Alex Van Halen, a banda que carregava o sobrenome de ambos. A formação clássica também incluía David Lee Roth nos vocais e Michael Anthony no baixo.

Eddie chamou a atenção com seu estilo de guitarra inovador, introduzindo novas formas não apenas de tocar, como também de configurar e utilizar equipamentos. Além de grande curioso pela parte eletrônica, era também pianista, o que influenciou sua abordagem no instrumento.

Em 1978, o Van Halen assinou um contrato de gravação com a Warner e lançou seu álbum de estreia homônimo, que não demorou a se tornar um sucesso. A partir daí, uma trajetória de sucesso foi consolidada, seja com Roth ou com seu substituto nos vocais, Sammy Hagar.

Leia também:  A banda oposta ao Queen que Brian May gostaria de ter integrado

Além de seu trabalho com o grupo que carrega seu sobrenome, Eddie Van Halen colaborou com outros artistas renomados, como Michael Jackson, Brian May (projeto Star Fleet), Gene Simmons (Kiss), Black Sabbath, Roger Waters, entre outros.

Faleceu em 6 de outubro de 2020, aos 65 anos, após uma longa batalha contra o câncer. Em seus últimos anos, apesar da reclusão e ausência dos palcos, planejou fazer uma turnê final com todos os músicos que haviam passado pelo Van Halen.

Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.

ESCOLHAS DO EDITOR
InícioCuriosidadesQuando o humildão Eddie Van Halen foi a show do Alter Bridge
Igor Miranda
Igor Miranda
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital. Escreve sobre música desde 2007. Além de editar este site, é colaborador da Rolling Stone Brasil. Trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, revista Guitarload, jornal Correio de Uberlândia, entre outros. Instagram, Twitter e Facebook: @igormirandasite.

DEIXE UMA RESPOSTA (comentários ofensivos não serão aprovados)

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui


Últimas notícias

Curiosidades