Um dos principais colaboradores do Daft Punk, Todd Edwards resolveu falar abertamente sobre o fim das atividades do duo, algo que os próprios não fizeram até o momento. Algumas revelações foram feitas ao minidocumentário “Memory Tapes”, que celebra os 10 anos de “Random Access Memories”, derradeiro disco do projeto.
Apesar de ter representado o fim, o trabalho foi o de maior sucesso, chegando ao primeiro lugar das paradas de pelo menos 9 países, incluindo Estados Unidos, Reino Unido e a terra natal do duo, a França. Teve participações de nomes como Pharrell Williams, Nile Rodgers (Chic) e Julian Casablanca (Strokes), entre outros.
Porém, nos bastidores, a sintonia já não era a mesma, conforme Todd – em transcrição do NME.
“Quando eles se separaram já estavam indo em diferentes caminhos sonoros. Guy-Man é mais atraído pelo meio do hip-hop, enquanto Thomas funciona como uma espécie de diretor musical. Era como se não estivessem mais falando a mesma língua. Sendo assim, não fiquei surpreso com o desfecho.”
Apesar dos pesares, Edwards entende que não há nada a lamentar. Ao contrário, ele julga que outros músicos deveriam se inspirar na decisão.
“Acho que o fato de ter sido tão devastador para as pessoas mostra que é preciso haver mais Daft Punks por aí. Na verdade, isso deveria inspirar as pessoas a serem mais criativas, a arriscar, parar de fazer a mesma coisa e jogar na bola de segurança o tempo todo.”
Sobre o Daft Punk
Formado em 1993 por Guy-Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter, o Daft Punk é um dos projetos mais famosos da história da música eletrônica. A dupla trouxe a house music como sua principal ramificação, mas flertou com diversos gêneros dentro e fora do eletrônico, incluindo o rock.
Ao todo, a dupla lançou quatro álbuns de estúdio: “Homework” (1997), “Discovery” (2001), “Human After All” (2005) e “Random Access Memories” (2013), todos eles premiados com discos de ouro e platina. As colaborações finais foram realizadas em 2016, como convidados especiais de The Weeknd em seu álbum “Starboy”. Na ocasião, os dois participaram de “I Feel It Coming” e da faixa-título.
Clique para seguir IgorMiranda.com.br no: Instagram | Twitter | Threads | Facebook | YouTube.